SóProvas


ID
3771055
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A União Europeia é o segundo maior comprador do agronegócio brasileiro, tendo sido o destino de 17,6% das exportações do setor neste ano, que geraram US$ 9,9 bilhões até julho, ficando atrás apenas da China.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


A China é grande importadora de proteína animal do Brasil e aumentou as compras desse produto após a eclosão da chamada “peste suína”, em 2018.

Alternativas
Comentários
  • A escassez de produção de proteína animal na China é severa.
    A China continuará a liderar a lista dos principais importadores globais e puxará o crescimento do mercado internacional de carne nos próximos anos, ao menos até 2025, segundo analistas do Radobank, por conta da dificuldade de recuperação da produção chinesa, primordialmente no setor de carne suína. 
    A Rabobank é uma multinacional de origem holandesa da área bancária. Ela é uma das líderes em serviços de financiamento para alimentação, agro financiamento e sustentabilidade de produção.
    É fato que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 341,9 mil toneladas em junho, volume 12,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, com total de 390,5 mil toneladas. 
    Da mesma forma as exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) somaram 191,1 mil toneladas em agosto, 19% mais que no mesmo mês de 2019. Do volume total exportado pelo Brasil no ano, a China absorveu 62,4%, levando-se em conta as entradas pelo continente e por Hong Kong. Em igual intervalo do ano passado, foram 448 mil toneladas, ou 38,6% do total.
    A importação total da China, que consome metade de carne suína do planeta, será equivalente a toda carne de porco que o Brasil produz, o que reforça o quão grave é a escassez provocada pelo vírus da peste suína africana. O Brasil é o quarto maior exportador, atrás de União Europeia, EUA e Canadá. 
    Em 2019, os brasileiros responderam por 9% da carne suína exportada no mundo, conforme as estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA. No que se refere à exportação de carne suína, para países como o Brasil, a crise provocada pela peste suína africana é uma “oportunidade", segundo o analista Wagner Yanaguizawa, do Rabobank. Ele estima que a produção de carne suína do Brasil crescerá 4% em 2020 e que as exportações aumentarão 15%, mesmo com o incremento dos custos de produção, puxados pelo milho usado na ração animal. 
    Segundo o acima exposto a afirmativa é correta 
    RESPOSTA: CERTO