SóProvas


ID
3771082
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As cidades de Brumadinho e São Joaquim de Bicas, na Grande Belo Horizonte, têm aumento de população desde a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale. Em Brumadinho, a população pulou de 39,5 mil para 44,5 mil; em São Joaquim de Bicas, de 30 mil para 39 mil.

Internet: <https://g1.globo.com>(com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas a ele relacionados, julgue o item.


Constatou‐se que o crescimento populacional mencionado ocorreu basicamente devido à grande oferta de empregos, na região, após o desastre.

Alternativas
Comentários
  • Na reportagem de Cristiane Leite, da TV Globo, em 29/08/2019, foi informado que as populações de Brumadinho e de São José da Bica aumentaram depois do desastre com a barragem. Os dados foram fornecidos, em um primeiro momento, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a partir do quantitativo de atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Tal aumento de população ocorreu porque, em busca do auxílio emergencial dado pela Companhia Vale, (um salário mínimo para adultos, meio para adolescentes e um quarto de salário para crianças) muitas pessoas buscaram cadastrar-se em moradias das duas cidades para ter acesso ao benefício. 
    São, na maioria das vezes, pessoas de regiões e cidades vizinhas que pretendem se aproveitar da tragédia. Foi constatado, inclusive, que funcionários da prefeitura estavam sendo ameaçados para fornecimento de comprovante de residência com data anterior ao desastre. Ou seja, a razão para aumento das populações das duas cidades é a ação fraudulenta de muitos habitantes de regiões próximas para obter o auxílio da Vale. 
    Como não é difícil constatar, o mercado de trabalho e a economia da região sofreram um impacto negativo por conta do rompimento da barragem. Diminuiu a arrecadação da prefeitura já que os royalties minerários, no caso do município, respondem por pouco mais de 60% de todo o recolhimento dos cofres da cidade. Por volta de 50% de empregos, diretos e indiretos e, boa parte da movimentação do comércio local deviam-se às atividades relacionadas à mineradora Vale. 
    Houve também um número significativo de produtores rurais que foram afetados, já que rejeitos da barragem atingiram, em alguns lugares de forma mais intensa do que em outras, as águas do rio Paraopeba: Betim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Igarapé, Inhaúma, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Joaquim de Bicas e São José da Varginha são regiões que sofreram e sofrem com a poluição do rio. Especificamente em Brumadinho os produtores de hortaliças tiveram sua produção afetada. 
    Pelo acima exposto conclui-se que a afirmativa é incorreta. Não há aumento da oferta de empregos. O que se percebe é uma economia sofrendo por conta do desastre com a barragem 
    RESPOSTA: ERRADO
  • Brumadinho e São Joaquim de Bicas, ambas na Região Metropolitana, viram suas populações crescerem após o desastre da Vale em janeiro deste ano, segundo as prefeituras. O motivo é o pagamento do auxílio emergencial a moradores de Brumadinho e que viviam, em 25 de janeiro, a até um quilômetro da calha do Rio Paraopeba até a cidade de Pompéu, no Centro-Oeste.

    Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/08/29/por-causa-de-auxilio-emergencial-da-vale-brumadinho-e-sao-joaquim-de-bicas-na-grande-bh-tem-aumento-de-populacao.ghtml

    ERRADO