SóProvas


ID
3771094
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As cidades de Brumadinho e São Joaquim de Bicas, na Grande Belo Horizonte, têm aumento de população desde a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale. Em Brumadinho, a população pulou de 39,5 mil para 44,5 mil; em São Joaquim de Bicas, de 30 mil para 39 mil.

Internet: <https://g1.globo.com>(com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas a ele relacionados, julgue o item.


Mesmo com o desastre de Brumadinho, a mineradora Vale apresentou lucro financeiro em suas operações no primeiro semestre deste ano.

Alternativas
Comentários
  • Na reportagem de Cristiane Leite, da TV Globo, em 29/08/2019, foi informado que as populações de Brumadinho e de São José da Bica aumentaram depois do desastre com a barragem. É o que é apresentado no extrato de texto da entrada da questão. Os dados são fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a partir do quantitativo de atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). 
    A pergunta é: qual a razão para tal crescimento populacional?
    Em busca do auxílio emergencial dado pela Companhia Vale, de um salário mínimo para adultos, meio para adolescentes e um quarto de salário para crianças, há muitas pessoas que  procuram  cadastrar-se em moradias das duas cidades para ter acesso ao benefício.
    Incluso foi constatado que funcionários da prefeitura estavam sendo ameaçados para fornecimento de comprovante de residência com data anterior ao desastre. Ou seja, a razão para aumento das populações das duas cidades é a ação fraudulenta de muitos habitantes de regiões próximas para obter o auxílio da Vale. A polícia foi acionada e, grupos de fraudadores foram desmantelados. Em agosto de 2019, foram presas quatro pessoas suspeitas de fraudar documentos. Entre elas uma agente de saúde que chegou a efetivar quarenta cadastros a partir de informações falsas. 
    Portanto, a ideia de que a Vale ainda obtém lucro com a exploração de minério na região é falsa.
    RESPOSTA: ERRADO