SóProvas


ID
3771097
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Mais de quinhentos migrantes chegaram à ilha grega de Lesbos, na costa próxima à Turquia, “um aumento sem precedentes”, indicou uma fonte diplomática grega no dia 30 de agosto de 2019. Os migrantes viajaram em treze navios e, entre eles, havia 240 crianças, segundo autoridades locais e ONGs. Foram transferidos para o campo de Moria, onde “quase 11.000 pessoas estão aglomeradas, quando a capacidade é de apenas 3.000”, disse a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Internet: <https://istoe.com.br>(com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas correlatos, julgue o item.


Ceuta e Melilla, territórios espanhóis na África, são os únicos pontos em que se pode chegar, da África à Europa, por via terrestre.

Alternativas
Comentários
  • Ceuta é uma cidade autônoma – desde 1995- localizada no lado africano do estreito de Gibraltar. Localiza-se na península de Almina, em frente a Algerciras e ao território britânico de Gibraltar. É um enclave espanhol ao norte de Marrocos. A comunidade de Ceuta é composta por volta de 82.000 habitantes, segundo dados de 2011. São majoritariamente cristãos e muçulmanos. Há uma comunidade judaica e um pequeno número de hindus. E por ser a região de geografia bastante desfavorável, a produção agrícola e de minérios da é pequena. No entanto, a localização estratégica no Estreito de Gibraltar e sendo zona franca, que oferece vantagens fiscais faz de Ceuta um ativo ponto de comércio. 
    Por sua vez, Malilla, outro enclave espanhol também cidade autônoma, localiza-se na cadeia de montanhas Rif, na parte norte do cabo das Três Forcas, à margem do Mar de Alborão. Ela data do século VII a.C, tendo sido fundada por comerciantes fenícios. Sua população é em sua maioria de origem espanhola. Mas, tem uma importante comunidade muçulmana face à dominação berbere do século VII até quando da conquista espanhola no século XV. Marrocos demanda posse da região, o que não é tomado em consideração pelos espanhóis. A economia da cidade está ligada à exportação de produtos marroquinos e tem indústria de peles curtidas, sapatos e conservas de pesca. 
    Por sua localização privilegiada, assim como Ceuta, pode ser “porta de entrada" de africanos na Europa. É possível translado por terra e uma pequena parte do trajeto em balsa, que carrega veículos. Por isso ambas foram equipadas com altos muros e cercas. O propósito é o de evitar a passagem de refugiados ilegais, já que esta rota é considerada a “passagem dos fundos", mais discreta, para a Europa. De acordo com os dados disponíveis, a afirmativa está correta.
    RESPOSTA: CERTO