SóProvas


ID
3772735
Banca
Quadrix
Órgão
COREN - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral e da cidadania, julgue o item.

A moralidade administrativa distingue‐se da moral comum por impor uma conduta aos agentes públicos, mais que uma mera escolha, e pelo fato de os fins buscados pela Administração, notadamente a supremacia do interesse público, não se confundirem com aqueles perseguidos pelos particulares isoladamente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - certo dentro da perspectiva de características de modo de agir do servidor.
  • Tipo de questão que o gabarito pode ser qualquer coisa. Acertei na sorte.

  • Gabarito''Certo''.

    O item está correto, pois não é correto associar a moralidade administrativa direta e imediatamente à moral comum, sendo que a primeira distingue-se da segunda, dentre outras, por impor a Administração e seus agentes atuação em conformidade com princípios éticos aceitáveis socialmente e de acordo com o interesse público.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Gab. Certo

    Lembrando que o particular poderá fazer tudo, exceto, o que a lei não o permitir.

    Enquanto, a Administração poderá fazer apenas o que a lei permitir.

  • Até que enfim uma questão ajeitada da Quadrix.

  • CERTO.

    Relembrando...

    ► O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

    ________

    Bons Estudos.

  • Misturou Ética com Direito Administrativo. Boa questão, o que é raro em se tratando dessa banca.

  • ~Moralidade pública:

    >É caracterizada a partir de pontos de convergência mínimos formados a partir do confronto/encontro entre os sistemas morais individuais de cada pessoa que integra a sociedade.

    >A moralidade pública para ser considerada universal precisa ser confrontada pelos indivíduos e sociedade em geral e tem, como necessidade, de que todos sejam incluídos no seu âmbito. Todos devem obedecer a imperativos que estabelecem regras de convivência e direitos que assegurem aos homens o poder de agir conforme a moral, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum

    > Para gerir a coisa pública de forma democrática, o Estado deve gozar de credibilidade conquistada por meio de transparência e moralidade.

    >A moralidade administrativa está intimamente ligada ao princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.

    >A moralidade administrativa não se confunde com a moral comum, eis que impõe, em vez de facultar, um comportamento por parte do agente público.

    >Atualmente, a moralidade pública está intimamente ligada à eficiência, não bastando uma prestação lícita, mas sim do mais alto nível possível.

    >a moral pública brasileira não é juridicizada. Não há na legislação brasileira previsão específica a vincular o comportamento de seus agentes.

    >A moralidade administrativa distingue‐se da moral comum por impor uma conduta aos agentes públicos, mais que uma mera escolha, e pelo fato de os fins buscados pela Administração, notadamente a supremacia do interesse público, não se confundirem com aqueles perseguidos pelos particulares isoladamente.