SóProvas


ID
3773062
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia

Considerando a Portaria n.º 930/2012, que define as diretrizes e os objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém‐nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de unidade neonatal no âmbito do SUS, julgue o item.


As unidades neonatais são divididas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN). Esta última pode ser denominada Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) ou Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), de acordo com a necessidade do cuidado.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre legislação em saúde.

    A Portaria  n.º  930/2012  define  as  diretrizes  e  os  objetivos  para  a  organização  da  atenção  integral  e  humanizada  ao  recém‐nascido  grave  ou  potencialmente  grave  e  os critérios de classificação e habilitação de leitos de unidade neonatal no âmbito do SUS.

    Em seu Art. 6º, a divisão das Unidades Neonatal é apresentada de acordo com as necessidades do cuidado, nos seguintes termos:


    I - Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) - serviços hospitalares voltados para o atendimento de recém-nascido grave ou com risco de morte;

    II - Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN), com duas tipologias:

    a) Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) - Unidades Semi-Intensiva, são serviços em unidades hospitalares destinados ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco e que demandem assistência contínua, porém de menor complexidade do que na UTIN; e

    b) Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) - são serviços em unidades hospitalares cuja infra-estrutura física e material permita acolher mãe e filho para prática do método canguru, para repouso e permanência no mesmo ambiente nas 24 (vinte e quatro) horas por dia, até a alta hospitalar.

    Resposta do Professor: Certo.