SóProvas


ID
3774514
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para a estruturação de uma biblioteca, é fundamental a formação de seu acervo, a qual se dará por compra, doação e, posteriormente, por permuta. Desse modo, há necessidade de criarmos uma normatização, denominada tecnicamente "Política de Seleção de Materiais de Informação", para atingir uma melhor qualidade na formação da respectiva coleção, dentro das disponibilidades e recursos existentes na Instituição na qual a biblioteca está inserida. Com base no exposto, considere que uma biblioteca escolar possua 3 exemplares do título “O Regime Constitucional dos Tribunais de Contas”, de Carlos Ayres Britto, Salvador: CAJ, 2001, sendo 2 com fungos e 1 sem capa. Assim, qual técnica é utilizada para esses itens?

Alternativas
Comentários
  • Descartar? E os métodos como prevenção, conservação? Os livros podem ser recuperado.

    Questão passível de anulação.

  • acredito que seja descarte por as obras não terem nada a ver com a coleção da biblioteca escolar. E conservar/ restaurar iria acarretar um custo com uma obra que não possui relação alguma com essa bilblioteca.

  • Descarte por 2 motivos: Obras sem relação com a finalidade da biblioteca e a questão é de formação de acervo, ou seja, quanto ao assunto, não se aplicaria a uma biblioteca escolar e sim especializada. E em segundo, obras com fungos não são recuperáveis e podem contaminar o restante do acervo.

  • Reciclagem

  • Não é possível reciclar, doar ou permutar uma obra se esta continua no acervo. Logo, seja lá o que for feito do livro, a primeira coisa é tirá-lo de junto dos demais, ou seja, descartá-lo.