A questão exige conhecimento de ensino dos gêneros textuais e sua importância na escrita e na fala. Vejamos:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997, p. 26): Os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma aos textos. É por isso que, quando um texto começa com “era uma vez”, ninguém duvida de que está diante de um conto, porque todos conhecem tal gênero. Diante da expressão “senhoras e senhores”, a expectativa é ouvir um pronunciamento público ou uma apresentação de espetáculo, pois sabe-se que nesses gêneros o texto, inequivocamente, tem essa fórmula inicial. Do mesmo modo, pode-se reconhecer outros gêneros como cartas, reportagens, anúncios, poemas, etc.
a) valorizam a escrita espontânea sem se preocupar com a compreensão dos textos.
Incorreta. A preocupação com a compreensão do texto é fundamento básico para o assunto gêneros textuais.
b) são construções sociais e históricas e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia.
Correta. O trecho introdutório nos diz exatamente isso ao dizer que gêneros textuais são determinados historicamente e que as intenções comunicativa...geram condições sociais.
c) como construções sociais articulam somente os textos de comunicação histórica.
Incorreta. Articulam tanto em comunicação histórica como atuais.
d) não permitem a exploração dos diferentes tipos textuais que circulam na sociedade.
Incorreta. Não devemos confundir gênero textual com tipo textual, pois o primeiro é a função que desempenha em determinada comunicação. Ex: conto, crônica, artigo, resumo, receita culinária, carta, propaganda, novela, dicionário, resenha, poema...
O segundo é a estrutura como o texto se apresenta. Vejam exemplos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
Logo, o texto pode ser narrativo (tipo) e ser uma novela (gênero).
e) possibilitam somente um tipo de diálogo que emerge na esfera da formação discursiva.
Incorreta. A explicação da alternativa anterior responde está.
Referência:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. v. 2. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
GABARITO: B