A questão quer saber qual alternativa traz gêneros textuais que não são estudados por seres de alfabetização. Vejamos:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito à língua portuguesa em matéria de linguagem em escrita, os gêneros apropriados para anos inciais são:
⚫ CAMPO DA VIDA COTIDIANA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.
➡ Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.
⚫ CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas.
➡ Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros.
A alternativa "A", não traz gêneros textuais contemplados para ser apresentados em anos inciais, visto que são apresentados a partir de os anos mais avançados. Vejam o que diz a BNCC: Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o adolescente/jovem participa com maior criticidade de situações comunicativas diversificadas, interagindo com um número de interlocutores cada vez mais amplo, inclusive no contexto escolar, no qual se amplia o número de professores responsáveis por cada um dos componentes curriculares. Os textos interrogatórios, saudações, anúncios de palestras, seminários enquadram nesse aspecto.
Desse modo, o gabarito é a alternativa A.
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Educação, Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular.
GABARITO: A