SóProvas


ID
3774808
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia

A educação especial volta as suas ações para o atendimento de especificidades dos estudantes no processo educacional, orientando e organizando as redes de apoio. Diante disso, para atuar na educação especial, o professor deve

Alternativas
Comentários
  • A)ter conhecimentos gerais para exercer a docência e específicos da área, aprofundando a interatividade e interdisciplinaridade da atuação no ensino regular.

  • A questão quer saber qual grau de instrução e conhecimento o professor deve ter para atuar na educação especial. Vejamos:

    Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

    VI – Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 

    Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado, aprofunda o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

    a) ter conhecimentos gerais para exercer a docência e específicos da área, aprofundando a interatividade e interdisciplinaridade da atuação no ensino regular.

    Correta. É exatamente o que afirma o a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O docente deve ter conhecimentos gerais e específicos para fazer com que o aluno interaja no conhecimento específico e no conhecimento geral.

    b) ser especialista em educação especial, garantindo a organização de ações didáticas igualmente para todos em sala de aula.

    Incorreta. O professor deve ter conhecimento geral também, porque é preciso ter interdisciplinariedade entre o conhecimento geral e específico no ensino regular.

    c) conhecer sobre educação especial e as necessidades das diferentes deficiências, atuando com base nas próprias experiências.

    Incorreta. Mesmo erro da alternativa B, pois limitou o conhecimento do professor à educação especial.

    d) ser graduado e simpatizante da causa, defendendo a educação na perspectiva da inclusão em todos os espaços sociais.

    Incorreta. O professor deve ter conhecimento geral e especial e não ser simpatizante da causa.

    e) ter formação continuada, aperfeiçoando os modos de lidar com a criança deficiente nas diferentes situações.

    Incorreta. Alternativa está incompleta, pois deveria ter dito que o professor precisa ter conhecimentos gerais. Outro erro foi mencionar só deficiente. Vejam como está no dispositivo original: formação docente voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

    Referência Bibliográfica:

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008.

    GABARITO: A