SóProvas


ID
3774952
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária

Dos seguintes, qual é um método aceito, sob restrição, para eutanásia de cães?

Alternativas
Comentários
  • Eletrocussão Realizada com corrente alternada, causa morte por fibrilação cardíaca, seguido de hipóxia cerebral.Desta forma, não pode ser usado como método único e sempre tem de ser precedido por outro método que cause inconsciência prévia. Vantagens: é considerado humanitário, se os animais estiverem previamente inconscientes; não contamina o material biológico; custo baixo.

     usado em ovinos e suínos para fins comerciais. Só é aceito como método complementar, após a confirmação da inconsciência. Neste caso, pode ser aceito com restrição em coelhos, ruminantes, equídeos e suínos. 

    -----------

    O uso de nitrogênio e argônio é aceito, em casos excepcionais, apenas para aves. O uso de monóxido de carbono é vetado para qualquer espécie. Recomendável: nenhuma espécie Aceito com restrição (desde que as recomendações anteriores sejam seguidas): Ave e Rodentia (com exceção de neonatos).

    Mesmo quando do uso de cilindros de CO, este método deve ser evitado pelo alto risco à saúde dos envolvidos. Inaceitável: todas as espécies.

    Recomendações: em ordem de preferência, deve se utilizar halotano (vantajoso para o animal, mas não para o operador, dada a alta biotransformação no ser humano), isofluorano, sevofluorano e desfluorano para animais abaixo de 7 kg. 

    Qualquer fármaco que produza um estado de anestesia geral pode ser utilizado. Entre os de uso mais comum destacam-se o tiopental, o pentobarbital, a embutramina e o propofol. Desde que a inconsciência tenha sido confirmada, os anestésicos gerais podem ser seguidos por métodos complementares, como bloqueadores neuromusculares e/ou cloreto de potássio, que causam apneia e assistolia, respectivamente. Em nenhuma hipótese os bloqueadores neuromusculares e/ou cloreto de potássio devem ser utilizados em animais sem a confirmação da inconsciência. 

    Recomendações: é o método de eutanásia mais indicado para mamíferos em geral. Na impossibilidade de uso intravenoso, nas condições citadas anteriormente, pode-se administrar por via intraperitoneal, desde que a solução seja misturada com lidocaína (10 mg/mL) ou outro anestésico local. Em aves, a via intracelomática não é utilizada na rotina devido à presença dos sacos aéreos, o que a torna esta via restrita a aves maiores, que deve ser realizada por profissionais experientes. Recomendável: todas as espécies

    8.2.5. Microondas Usado em neurobiologia para fixar os metabólitos in vivo e manter a integridade anatômica cerebral. São produzidos especificamente para eutanásia de ratos e camundongos e possuem potencia de 1,3 to 10 kW, dirigida para o crânio do animal.  é o método mais eficaz para fixação de tecido cerebral in vivo para ensaios enzimáticos.