-
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) incorporou, em 2002, as Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs) ao sistema de vigilância da raiva tornando obrigatória sua vigilância epidemiológica e o envio de parte do SNC conservado em formol a 10%, juntamente com a porção refrigerada, permitindo a execução do diagnóstico diferencial.
Oficialmente, o diagnóstico da raiva é realizado através da técnica de imunofluorescência direta (IFD) e da prova biológica (PB), inoculação em camundongos ou células, a partir de amostras refrigeradas de SNC dos animais suspeitos.
O bulbo, fragmento de eleição para o diagnóstico da EEB, tem sido erroneamente enviado refrigerado e não em formol a 10%.
Histopatologia dos casos que continham amostras fixadas,Cerebelo, tálamo, tronco encefálico e medula apresentaram maior frequência de corpúsculos de Negri que cérebro e gânglio trigeminal. O infiltrado inflamatório não supurado foi menos frequente no cérebro, que nos demais fragmentos avaliados.
-
PORTARIA SDA/MAPA 168 de 27 de set de 2005
" A amostra coletada deve ser acondicionada em frasco com tampa ou saco plástico duplo, hermeticamente fechado, identificada e colocada dentro de uma caixa isotérmica, que deverá conter gelo reciclável para manter a temperatura entre 2ºC a 4ºC. A amostra destinada a exames histopatológicos diferenciais para outras encefalites deverá ser acondicionada em frasco com tampa ou saco plástico específico e fixada em formol a 10%. Caso o período entre a colheita da amostra e o envio ao laboratório seja prolongado, recomenda-se o congelamento da amostra destinada ao diagnóstico de raiva, depois de separadas as partes destinadas ao diagnóstico diferencial. "
Para diagnostico de RAIVA: amostra resfriada ou congelada, a depender da logística de envio do material colhido.
-
Gabarito: LETRA E
A questão levou em conta o preconizado no "PROCEDIMENTOS PARA VIGILÂNCIA DE DOENÇAS NERVOSAS EM RUMINANTES A CAMPO RAIVA E ENCEFALOPATIAS ESPONGIFORMES TRANSMISSÍVEIS - EET" recente atualização
=> Para o diagnóstico da raiva e EETs (e testes biológicos diferenciais) contempla:
- REFRIGERAÇÃO (2 a 8º C): a amostra deve chegar ao laboratório em até 24 horas após a colheita, ou
- CONGELAMENTO (-20ºC) se esse período exceder 24 horas.
- Não contempla mais formol 10% => INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº8, DE 12 DE ABRIL DE 2012
Fonte 1:https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/raiva-dos-herbivoros-e -eeb/copy_of_PROCEDIMENTOSPARACOLETADEAMOSTRASSUSPEITASDERAIVAEEET.pdf
FONTE 2: Ficha técnica 2020
Bons estudos!!! Qualquer coisa só me notificar ;)