SóProvas


ID
3775015
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária

Bovino, 8 meses de idade, apresentando lesões pustulares e crostas na pele que, ao serem destacadas, é possível visualizar pús. O diagnóstico é

Alternativas
Comentários
  • A dermatofilose é uma doença é caracterizada por uma dermatite exsudativa e proliferativa, podendo apresentar-se sob a forma aguda ou crônica, ocorrendo geralmente sob a forma de surtos, no entanto, casos isolados também são relatados (AMBROSE, 1996). As manifestações clínicas ocorrem, na maioria das vezes, quando fatores ambientais alteram a barreira protetora da epiderme, ou seja, em situações onde os animais são expostos a chuvas ou umidade excessivas por longos períodos ou após banhos acaricidas, assim como lesões mecânicas e químicas no tecido epitelial do bovino (ZARIA, 1993). Desnutrição e imunossupressão também favorecem o surgimento da doença (SANDERS et al., 1991). O parasitismo, especialmente por carrapatos está associado à ocorrência e patogênese da doença, pois além de induzirem a imunossupressão no hospedeiro, eles são igualmente responsáveis por lesões que se apresentam como porta de entrada do patógeno na pele. No início da infecção há formações de pequenas pápulas as quais podem evoluir para crostas destacáveis com tufos de pelos. O tratamento dos animais doentes é realizado a partir de terapia com penicilina, estreptomicina ou oxitetraciclina.

    agente etiológico é o Dermatophilus congolensis, uma bactéria oportunista do grupo actinomicetos, Gram positivo, filamentosa; além de ser uma enfermidade de caráter zoonótico

    -------------

    A Dermatofitose é a principal infecção causada por fungos em bovinos; doença ataca principalmente bezerros abaixo de um ano de vida. A doença ataca principalmente bezerros abaixo de um ano de vida, estabulados em grupo. Animais imunodeprimidos, animais debilitados e magros podem também atuar como focos da infecção. É uma zoonose, podendo contaminar as pessoas que têm maior contato com os animais acometidos. Instalações úmidas e escuras constituem um ambiente favorável para o crescimento do fungo.

    Os esporos do Trichophyton verrucosum permanecem viáveis na pele por até quatro anos. Seu longo período de sobrevivência e as facilidades de contágio favorecem a proliferação da micose. Geralmente, as lesões possuem uma distribuição irregular, as áreas mais afetadas são ao redor dos olhos, na fronte, orelhas, no pescoço, região lombar e cauda.a maioria das vezes, a lesão se caracteriza por áreas ovaladas de alopecia, com presença de crostas, podendo também ser encontradas pápulas, nódulos e úlceras.

    O tratamento consiste na aplicação tópica de pomada à base de Tiabendazole (5 à 10%). Uma alternativa mais prática é aspergir os animais afetados com uma solução de Água Sanitária a 10% (o produto adquirido como Água Sanitária deve ser diluído em água, no intuito de se obter uma concentração de 10%).

  • ectima contagioso, também chamado de dermatite pustular contagiosa, boca crostosa ou boqueira

    B) CORRETA = Dermatofilose: Bacteria D. congolensis : dermatite exsudativa, erupções crostosas e escamosas.