SóProvas


ID
3775591
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Sistema Nervoso Autônomo é um dos sistemas que contribui para a manutenção da Pressão Arterial na faixa entre 60 e 150 mmHg. Se ocorrer queda abrupta da pressão arterial sistêmica, no indivíduo, o sistema nervoso autônomo desencadeará

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Eu optei pela letra D. Vasoconstrição. O que tem a ver pressão arterial e digestão?
  • Essa questão está bem esquisito.

  • A questão aborda o sistema nervoso autônomo, que controla funções como a digestão, batimentos cardíacos (como a pressão arterial apresentada) e o funcionamento das glândulas. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) composto por encéfalo e medula espinhal, e sistema nervoso periférico (SNP) composto por gânglios nervosos, nervos cranianos e nervos espinhais, também responsável pelo sistema nervoso somático e autônomo. O sistema nervoso autônomo controla as atividades involuntárias da vida, e a maioria dos órgãos controlados por esse sistema recebe um nervo que estimula (simpático) e outro que inibe (parassimpático) o seu funcionamento. O hormônio liberado nos nervos do parassimpático é a acetilcolina, e do simpático é a adrenalina. O sistema nervoso autônomo simpático estimula os batimentos cardíacos, aumentando assim a pressão arterial e inibindo os movimentos peristálticos. O sistema nervoso autônomo trabalha de forma inversa ao simpático, reduzindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial, enquanto estimula os movimentos peristálticos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
    Ocorrendo queda abrupta da pressão arterial sistêmica, no indivíduo, o sistema nervoso autônomo desencadeará:
    a) aumento do peristaltismo gastrointestinal. Quando ocorre a queda da pressão, o sistema nervoso autônomo parassimpático que entra em ação, estimulando, então, o peristaltismo gastrointestinal. CORRETA.
    b) bradicardia e sudorese. O sistema nervoso parassimpático provoca a redução dos batimentos cardíacos (bradicardia), mas não estimula a sudorese, sendo função do sistema nervoso simpático. Incorreta.
    c) diminuição da glicemia. A glicemia é diminuída a partir do comando do sistema nervoso simpático que provoca o alerta ou fuga no organismo, gerando um gasto de energia e diminuição da secreção de insulina. Incorreta.
    d) vasoconstrição periférica. A vasoconstrição é gerada a partir do sistema nervoso simpático, o sistema parassimpático é responsável pela vasodilatação. Incorreta.
    e) constrição dos brônquios. O sistema parassimpático estimula a constrição dos brônquios, porém a queda abrupta da pressão não causaria de imediato a constrição dos brônquios, o peristaltismo é primeiramente estimulado a partir da redução dos batimentos cardíacos. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito errado.Resposta letra D(Análise feita pela folha de respostas da prova)

  • Vasoconstricao

  • Gabarito do prof está como Letra A

  • Gabarito: D.

    Se você analisar bem o sistema circulatório, quando a pressão sanguínea diminui, o sangue não consegue realizar longos percursos, assim não chega as vasos periféricos, pois estão mais longe do coração, dessa forma os vasos periféricos farão "vasoconstrição" para que a pressão sanguínea local aumente e o sangue possa circular, caso não ocorra poderia gerar uma condição chamada de "cianose".