SóProvas


ID
3780208
Banca
FCC
Órgão
RIOPRETOPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos principais desafios de sustentação do projeto ético-político profissional, considere as assertivas abaixo.


I. O desafio é incorporar o pluralismo no debate teórico do Serviço Social, necessário ao avanço da ciência e ao debate de ideias.

II. É fundamental o debate plural e democrático no interior da categoria, e também na sociedade como um todo, mas, sem dúvida, deve-se realizar este debate tendo clareza da direção social do projeto profissional.

III. O debate é necessário e aproxima o profissional, cada vez mais, do real, mas não nega a necessidade de construção de uma hegemonia política e teórica da profissão.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O pluralismo já não está incorporado, não?
  • Questão duvidosa, pois há tempos incorporamos o pluralismo.
  • Questão mal formulada e duvidosa. A III é no mínimo contestável, pois a defesa e incorporação do pluralismo anula a tese de uma hegemonia política e teórica.
  • Sempre erro essa questão...construção de uma hegemonia teórica?

  • cadê a fonte?
  • Entendemos que o grande desafio, atualmente, seja incorporar o pluralismo no debate teórico do Serviço Social, necessário ao avanço da ciência e ao debate de ideias ( I ), já que nem sempre temos claro as diferenças na “batalha das ideias”. Entendemos ser fundamental o debate plural e democrático no interior da categoria, e também na sociedade como um todo, mas, sem dúvidas, devemos realizar este debate tendo clareza da direção social do nosso projeto profissional ( II ) que nada tem de idealista ou eticista, mas está, sim, repleto de valores que se materializam ou podem se materializar na vida cotidiana através de mediações. Como diria Carlos Nelson Coutinho, “hegemonia no pluralismo”.

    O debate é necessário inclusive para colocar à prova nossas verdades e nos aproximar, cada vez mais, do real, mas ele não nega a necessidade de construção de uma hegemonia política e teórica na nossa profissão ( III ), tendo como norte o nosso projeto ético-político que se expressa nos valores contidos no nosso Código de Ética, ou nos avanços das reformas curriculares de 1996, ao colocar a inseparabilidade entre Teoria, História e Método, que, por sua vez, se expressam no nosso compromisso com uma sociedade justa, de iguais, emancipada e sem qualquer tipo de exploração e comprometida com os interesses da classe trabalhadora, aquela que vive da venda da sua força de trabalho, conforme conceitua Ricardo Antunes.

    Fonte:http://cress-mg.org.br/Conteudo/189a77db-df8e-4d95-8996-ed4455f9a8ed/A-defesa-do-pluralismo-e-do-aprimoramento-intelectual-na-atuação-profissional