-
O estorno - implica anulação integral do lençamento errado.
ex: O contabilista errou o lançamento de compra de uma mercadoria . Ele colovou a compra em dinheiro, porém foi realizada com cheque.
Lançamento errado
D - Mercadoria .................10.000
C - Caixa..........................................10.000
Estorno
D - Caixa.............................10.000
C - Mercadorioa..............................10.000
Ele anulou o lençamento feito erroneamente. Ele fez um lançamento a débito onde tinha feito um lançamento a crédito, e um lançamento a crédito onde havifa feito um lançamento a débito.
Depois de estornan o contabilista deve fazer o lançamento correto.
Lançamento correto
D - Mercadoria...................10.000
C - Banco Conta Movimento........10.000
-
Qual é a conta de despesa que é feito o estorno ? De acordo o raciocínio do colega acima , não vi nenhuma conta de despesa
-
por isso q o gabarito deveria ser errado como resposta, o estorno é feito através das próprias contas patrimoniais!!!! e não de despesa q é conta resultado. como sempre questão mal elaborada pelo cespe. Vc sabe e erra!!!
-
Olá colegas. Fiquei um tempo tentando entender o que o CESPE quiz perguntar. Essa banca tentar ser diferente das outras e acaba se perdendo.
Fui até no site dela pra ver se haviam anulado a questão e nada.
Creditar uma conta de despesa é apenas uma forma específica para se estornar um lançamento, e para isso, necessariamente a conta debitada indevidamente deve ter sido uma conta de despesa. Exemplificando:
A empresa, por não ter recebido uma duplicada, dada como crédito sem probabilidade de recebimento, resolve baixar a PDD feita anteriormente.
O lançamento correto seria D - PDD e C - Duplicadas a Receber, equivocadamente a empresa debita conta de Resultado (despesa), deverá ser feito estorno coforme explicado acima pelo colega.
-
O pior é que eu pensei nisso, que o contador havia feito um lançamento errado em uma conta de despesa.
E seu estorno, consequentemente, seria na mesma conta. Porém, a questão estava muito estranha, sem dados, e segui a lógica e me ferrei. Foda é na hora da prova ter que ficar imaginando o que realmente o poderoso examinador quer.
-
Formas de correção:
O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente
Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada.
Lançamento de complementação é aquele que vem, posteriormente, complementar, aumentando ou reduzindo, o valor anteriormente registrado
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t24.htm
-
Essa questão era anulável, pois pode haver estorno apenas entre contas patrimoniais. Neste caso, não se usa conta de despesa, ou seja, isso não é necessário. Depende do contexto, e o examinador teve preguiça de inventar um. O estorno envolve somente as contas do lançamento original. Por exemplo, se é debitada Caixa e creditada a conta Clientes indevidamente, para estornar credita-se Caixa e debita-se Clientes. Simplesmente o lançamento inverso.
-
Questão muito mal formulada!!! Arrumando ela:
Para estornar lançamento feito a débito, indevidamente, é necessário realizar lançamento a crédito na mesma conta.
ou
Para estornar lançamento feito a débito , indevidamente, em uma conta de despesa é necessário realizar lançamento a crédito nessa mesma conta.
-
GABARITO:CERTO
Aqui o CESPE foi mais rasteiro q cobra cascável...tentou derrubar o caandidato de boa-fé pela redação exdrúxula p não dizer o minimo...
Para estornar lançamento feito a débito, indevidamente, é necessário realizar lançamento a crédito na conta de despesas.(cespe)
É necessário realizar lançamento a crédito na conta de despesas para estornar lançamento feito a débito indevidamente.(proposta)
-
Péssima questão. Cabe duas interpretações. Cespe sendo cespe.
-
DISCORDO
-
Na ocasião, o examinador limitou as contas devedoras, como sendo apenas de Despesas.
Caso o enunciado trouxesse somente “Contas de Resultado”, o gabarito estaria de acordo. No entanto, ele menciona as contas patrimoniais em seu enunciado, o que dá margem para a suposição de qualquer conta de Ativo lançada “errada”, a Débito (sendo necessário seu estorno na mesma conta).
Infeliz quem não entrou com recurso da prova, anulando essa lambança do Cespe.
-
Gabarito: Certo
Questão bastante confusa...
O estorno é utilizado quando há duplicidade de lançamento contábil ou por erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada. A complementação, por exemplo, é efetuada para corrigir o valor anteriormente registrado, para aumentá-lo ou reduzi-lo.
-
Se o examinador quisesse colocar Errado daria tbm
-
Deixa a gente imaginar qual conta que ele esta se referindo kkk
-
Questão diz: "Para estornar lançamento feito a débito, indevidamente, é necessário realizar lançamento a crédito na conta de despesas."
Mas vamos colocar a frase na ordem mais direta:
"Na conta de despesas, é necessário realizar lançamento a crédito para estornar lançamento feito, indevidamente, a débito."
CERTO!
-
examinador tentou tirar da ordem direta, mas pelo visto é um acéfalo ao cubo em se tratando de gramática
-
Ao colocar a assertiva na forma indireta de escrita, o texto gera certa ambiguidade. Deveria ter sido anulada!!
-
RESPOSTA E
lançamento feito a débito: (ex. baixa indevida de um cliente)
D Caixa
C Cliente
Estorno
D Cliente (ativo)
C Caixa (ativo)
#sefaz-al
até que alguém me prove que não existe esse possibilidade fico com a letra E
-
tem que ser vidente para acertar essa questão.
-
Questão para analista de ADIVINHAÇÃO........
-
Discordo, craque.