-
Item I - Certo - O que é eliminado não é o estoque (no exemplo) é apenas o resultado decorrente da venda entre controlada e controladora que estiverem reconhecidos no ativo (Lucro não realizado)Os resultados decorrentes de transações entre controladora e controladas que estiverem reconhecidos nos ativos, como por exemplo no estoque, devem ser eliminados. Item II - Certo - Letra do NBC-T-19.23As receitas e as despesas da controlada são incluídas nas demonstrações contábeis consolidadas a partir da data de aquisição, tal como definido na NBC-T-19.23 - Combinação de Negócios. As receitas e as despesas da controlada devem estar baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos na posição consolidada da controladora na data da aquisição. Por exemplo, despesas de depreciação, reconhecidas na demonstração consolidada do resultado do período, devem estar baseadas nos valores justos dos ativos depreciáveis reconhecidos na posição consolidada da data da aquisição. As receitas e as despesas da controlada são incluídas nas demonstrações contábeis consolidadas até a data em que a controladora perder o controle sobre essa controlada.
-
Na minha opnião a assertiva I está errada. Deverá ser eliminado dos estoques os resultados não realizados. Portanto, a questão não faz diferença entre resultado realizado e não realizado. Assim infere-se da assertiva que tanto os resultados realizados e não realizados devem ser eliminados.
-
Item I - Correto, pois as Demonstrações consolidadas devem eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente).
Item II - Correto, devendo a entidade incluir as receitas e as despesas de controlada nas demonstrações consolidadas desde a data em que adquire o controle até a data em que deixa de controlar a controlada. As receitas e as despesas da controlada se baseiam nos valores dos ativos e passivos reconhecidos nas demonstrações consolidadas na data de aquisição.
Item III - Errada, pois as mudanças de participação que não resulte em perda de controle devem ser contabilizadas diretamente no patrimônio líquido.
Item IV - Errada, a controlada faz parte do grupo economico e portanto integra o balanço consolidade quando a controladora está exposta a, ou tem direitos sobre, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses retornos por meio de seu poder sobre a investida, independentemente dos ramos de atividade de qualquer uma das sociedades envolvidas
-
Concordo com o Paulo! Só deverão ser eliminados os lucros contidos nos estoques que correspondem a resultados NÃO REALIZADOS de negócios entre as empresas envolvidas.
Vejam o art. 250 da Lei 6404, III:
"III – as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades."
-
Item I – Certo. Segundo a NBC TG 36 (R2),
as demonstrações contábeis consolidadas devem eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio
líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de
transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente).
Item II – Certo. Segundo a NBC TG 36 (R2),
A entidade deve incluir as receitas e as despesas de controlada nas demonstrações consolidadas desde a data em que adquire o controle até
a data em que deixa de controlar a controlada. As receitas e as despesas da controlada se baseiam nos valores dos ativos e
passivos reconhecidos nas demonstrações consolidadas na data de aquisição. Por exemplo, a despesa de depreciação reconhecida na
demonstração consolidada do resultado abrangente após a data de aquisição se baseia nos valores justos dos respectivos ativos depreciáveis
correspondentes reconhecidos nas demonstrações consolidadas na data de aquisição.
Item III – Errado.
As mudanças na participação relativa da controladora na controlada que não resultem em perda de controle devem ser
contabilizadas diretamente no PL. É o que dispõe a NBC TG 36 (R2): Quando a proporção do patrimônio líquido detida por participações de não controladores sofrer modificações, a entidade deve ajustar os valores contábeis das participações de controladoras e de não controladores para refletir as mudanças em suas participações relativas na controlada. A entidade deve reconhecer diretamente no patrimônio líquido qualquer diferença entre o valor pelo qual são ajustadas as participações de não controladores e o valor justo da contrapartida paga ou recebida e deve atribuir essa diferença aos proprietários da controladora.
Item IV – Errado.
Uma controlada não deve ser excluída da consolidação se suas atividades forem diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico. Segundo a NBC TG 36 (R2), Se um membro do grupo utilizar políticas contábeis diferentes daquelas adotadas nas demonstrações consolidadas para transações similares e eventos em circunstâncias similares, devem ser feitos ajustes apropriados às demonstrações contábeis desse membro do grupo na elaboração das demonstrações consolidadas para garantir a conformidade com as políticas contábeis do grupo.
Gabarito: A
-
Considere as seguintes assertivas sobre a consolidação das demonstrações contábeis:
I. Os resultados decorrentes de transações entre controladora e controladas que estiverem reconhecidos nos ativos, como por exemplo no estoque, devem ser eliminados.
VERDADEIRO.
1. Itens do ativo não são excluídos entre controladora e controlada, e sim agregados.
2. No termo das Lei das S/A são excluídos apenas: as participações de uma sociedade em outra; os saldos de qualquer conta entre as sociedades; as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e dos custos de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda NÃO REALIZADOS, de negócios entre as sociedades;
3. No caso, trata de transações intragrupo, e, nesse caso, as demonstrações contábeis eliminam integralmente os ativos, e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa relacionados às transações entre entidades do grupo.
4. Esse conceito de intragrupo foi aventado pelo CPC 36(R3);
II. As receitas e as despesas da controlada devem estar baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos na posição consolidada da controladora na data da aquisição.
FALSO.
5.
III. As mudanças na participação relativa da controladora na controlada que não resultem em perda de controle devem ser contabilizadas no resultado.
xxx.
6.
IV. Uma controlada deve ser excluída da consolidação se suas atividades forem diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
FALSO.
7. Mesmo que a controlada possua atividades diferentes das demais entidades do grupo econômico, ela NÃO deve ser excluída da consolidação.