SóProvas


ID
3790477
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia

Leia o texto a seguir.

Francis Bacon, em sua obra Nova Atlântida, imagina uma utopia tecnocrática na qual o sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo aperfeiçoamento do conhecimento científico, o qual permitiria uma crescente dominação da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialética do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele próprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa forma de mitologia. O progresso técnico-científico consiste, para Adorno e Horkeheimer, no avanço crescente da racionalidade instrumental, a qual é incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os campos de concentração nazistas.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento técnico-científico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a, falsa. Bacon não percebeu que “a longo prazo, [a ciência poderia] sucumbir novamente ao mito”. 

    Alternativa b, verdadeira. Essa ideia está explícita no seguinte trecho “projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele próprio, em mito”. 

    Alternativa c, falsa. O avanço da racionalidade instrumental não incrementa a capacidade moral da humanidade, mas, segundo o texto, ele é “incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral.” 

    Alternativa d, falsa. Bacon acreditava que a ciência livraria o homem do dogmatismo.

    Alternativa e, falsa. O texto aponta justamente a oposição entre os pesadões: Bacon era entusiasta da ciência, Adorno e Horkheimer eram críticos da ciência. 

    Gabarito: B