- ID
- 3796003
- Banca
- COMVEST UFAM
- Órgão
- UFAM
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Literatura
- Assuntos
Texto
Quando eu ainda não sabia nadar, meu pai me levava para ali, segurava-me um braço e atirava-me num lugar fundo. Puxava-me para cima e deixava-me respirar um instante. Em seguida repetia a tortura. Com o correr do tempo aprendi natação com os bichos e livrei-me disso.Mais tarde, na escola de mestre Antônio Justino, li a história de um pintor e de um cachorro que morria afogado. Pois para mim era no poço da Pedra que se dava o desastre. Sempre imaginei o pintor com a cara de Camilo Pereira da Silva, e o cachorro parecia-se comigo.
Se eu pudesse fazer o mesmo com Marina, afogá-la devagar, trazendo-a para a superfície quando ela estivesse perdendo o fôlego, prolongar o suplício um dia inteiro...
Debaixo da chuva, a mangueira do quintal está toda branca. O papagaio na cozinha bate as asas, sacudindo os salpicos que vêm da biqueira. Afago o pelo macio do meu gato mourisco, que dorme enroscado numa cadeira. As ideias ruins desaparecem. Marina desaparece.
Ponho-me a vagabundear em pensamento pela vila distante, entro na igreja, escuto os sermões e os desaforos que padre Inácio pregava aos matutos: – “Arreda, povo, raça de cachorro com porco.” Sento-me no paredão do açude, ouço a cantilena dos sapos. Vejo a figura sinistra de seu Evaristo enforcado e os homens que iam para a cadeia amarrados de cordas. Lembro-me de um fato, de outro fato anterior ou posterior ao primeiro, mas os dois vêm juntos. E os tipos que evoco não têm relevo. Tudo empastado, confuso. Em seguida os dois acontecimentos se distanciam e entre eles nascem outros acontecimentos que vão crescendo até me darem sofrível noção de realidade. As feições das pessoas ganham nitidez. De toda aquela vida havia no meu espírito vagos indícios. Saíram do entorpecimento recordações que a imaginação completou.
A escola era triste. Mas, durante as lições, em pé, de braços cruzados, escutando as emboanças de mestre Antônio Justino, eu via, no outro lado da rua, uma casa que tinha sempre a porta escancarada mostrando a sala, o corredor e o quintal cheio de roseiras. Moravam ali três mulheres velhas que pareciam formigas.
Relacione os trechos retirados do livro Angústia, de
Graciliano Ramos, às afirmações a seguir.
1. “Era como se a gente houvesse deixado a Terra. De
repente surgiam vozes estranhas. Que eram? Ainda
hoje não sei. Vozes que iam crescendo, monótonas,
e me causavam medo”.
2. “Ia cheio de satisfação maluca. Não tirava a mão do
bolso, apalpava as caixinhas, sentia através do papel
de seda a macieza do veludo. Na alvura do braço
roliço a fita do relógio faria uma cinta negra; a
pedrinha branca faiscaria no dedo miúdo”.
3. “E Julião Tavares parado. Minutos antes andava na
maciota, o cigarro aceso, o pensamento na cama da
mocinha sardenta. Agora ali junto da cerca, estirado.
Inconveniente ficar ao lado dele. Inconveniente”.
4. “Não haveria desatino: as duas mulheres eram
fatalistas e queixavam-se da sorte. Malucas.
Revoltava-me o recurso infantil de se xingarem,
arrancarem os cabelos. Era evidente que Julião
Tavares devia morrer. Não procurei investigar as
razões desta necessidade. Ela se impunha, entravame na cabeça como um prego. Um prego me
atravessava os miolos.”
5. “– D. Aurora, tenha paciência. Veja se me arranja um
quarto mais barato. Os tempos andam safados, d.
Aurora
[...]
Tudo pela hora da morte, seu Luís.
– É verdade, tudo pela hora da morte, d. Adélia.
– A senhora já reparou nos preços dos remédios? A
farmácia tem uma goela!”
( ) O Brasil sentia os reflexos econômicos da queda
da bolsa de Nova York, em 1929, e da revolução
de 1930.
( ) Luís da Silva é um homem atormentado e sua
narrativa revela confusão.
( ) Após o homicídio, a memória de Luís da Silva é
fragmentada, passado e presente se
confundem.
( ) Empolgado com o noivado, Luís da Silva se vê
desejando entregar à Marina o presente que
tanto lhe custara.
( ) Luís da Silva alimenta ódio por Julião Tavares. A
gravidez e o abandono de Marina são a mola
propulsora para o assassinato.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração em
sequência CORRETA, de cima para baixo.