SóProvas


ID
3802705
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

       “Me dê um beijo, meu amor

     Eles estão nos esperando

                  Os automóveis ardem em chamas

Derrubar as prateleiras

   As estantes, as estátuas

                  As vidraças, louças, livros, sim...  

E eu digo sim             

E eu digo não ao não

E eu digo:                  

É! -- proibido proibir.”


É Proibido Proibir – Caetano Veloso (1968) 

A música “É Proibido Proibir”, de Caetano Veloso, foi desclassificada e repudiada durante o III Festival Internacional da Canção de 1968, proporcionando a Caetano uma estrondosa vaia. Impossibilitado de cantar pela ruidosa irritação da plateia, o compositor acabou agredindo verbalmente o público e o júri. Assinale a alternativa CORRETA acerca da relação desta música com o contexto histórico cultural brasileiro de 1968:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Enquanto Roberto Carlos e a Jovem Guarda tocavam ingênuas canções nas tardes de domingo, parte dos artistas fazia parte da resistência ao regime de uma maneira autônoma e fragmentada.

    O lema “é proibido proibir” que, para os jovens franceses era um princípio de rebeldia nos protestos contra o conservadorismo e a favor da liberdade, espalhou-se pelo mundo e motivou os jovens no Brasil.

  • bossa nova -----> época J.K

  • O erro da letra (A) “É proibido proibir” inaugura um movimento artístico brasileiro que ironizava as críticas direcionadas à censura e ao regime militar.

    Ele não ironizava, e sim fazia críticas à censura e ao regime militar vigente na época

  • D

    “É proibido proibir” é uma frase pintada nos muros de Paris durante as revoltas estudantis de 1968, utilizada como referência por Caetano Veloso para fazer críticas não apenas à censura imposta pela ditadura militar brasileira, mas também à sociedade de consumo, às hierarquias e à burocratização da sociedade.

  • Questão está bem elaborada, mas está mais para vestibular do que pra concurso.