SóProvas


ID
3814621
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quase dois anos após a implantação da República, o Brasil não estava pacificado, nem o regime consolidado. Entre 1892-95, os gaúchos vivenciaram a Revolta Federalista, um conflito armado envolvendo latifundiários e estancieiros, quando mais de doze mil combatentes foram mortos. De um lado estavam os pica paus (usavam quepe em forma de uma ave bicuda), defensores de Castilho e do presidencialismo fortalecido, enquanto do outro, estavam os federalistas, chamados de maragatos (alguns eram uruguaios, descendentes de espanhóis de Maragateia, estabelecidos em solo rio grandense) sob a liderança do comandante Gumercindo Saraiva. Devido à gravidade, o conflito adquiriu âmbito nacional, ameaçando, além do poder estadual, o próprio regime republicano, por isso Floriano Peixoto enviou tropas legalistas contra os inimigos que, fugindo ao cerco, se deslocaram para o norte do estado, alcançando depois Santa Catarina e Paraná, onde foram detidos, frustrando sua tentativa de chegar à capital da República. Assinale a alternativa que apresenta o nome da forte resistência aos federalistas e que deu a vitória aos legalistas.

Alternativas
Comentários
  • Na noite de 14 de janeiro de 1894, começa aquele que seria um dos maiores feitos cívico militar do Brasil. O Cerco da Lapa. Neste dia deu-se início o cerco da cidade, os federalistas atacavam de vários pontos. No dia 17 de janeiro, os sitiados foram atacados por diversos pontos. Tentaram atacar pelo engenho de mate, mas foram recebidos pelos policiais militares, tendo à frente o Major Ignácio Gomes da Costa, que repeliram os federalistas.

    Lapa estava literalmente sitiada. Os tiros da artilharia pesada vinham de todos os lados e os lugares mais visados, eram a praça, o cemitério e a casa que servia como hospital. Barricadas e trincheiras eram construídas para fazer defesa às ações do inimigo. A cada dia de batalha, a pequena cidade da Lapa se fragmentava a um amontoado de cadáveres e muitos feridos agonizavam a sua própria sorte.

    Foram dias de combates contínuos onde os canhões federalistas vomitavam projéteis pesados em cima daquela cidade. As casas já estavam todas esburacadas e já estava faltando comida, remédio e munição. O mau cheiro dos cadáveres em decomposição era um suplício insuportável, as chuvas de verão castigavam a Lapa e as comunicações estavam todas cortadas. Reinava o caos absoluto.

    http://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Revolucao-Federalista