Alternativa B. Erro das demais alternativas:
A) o sinal de mais ou sinal de adição é empregado quando um documento trata do relacionamento entre dois ou mais conceitos, com um deles interferindo no outro.
+ Coordenação ou adição
Liga dois ou mais números NÃO consecutivos na CDU. Indica um assunto composto do qual não existe um número simples. Separa também subdivisões geográficas e cronológicas. Não existe uma relação mútua entre os assuntos. É reversível. É o sinal de relação mais fraca.
B) CORRETA
C) a classificação determina, de forma explícita, a ordem em que devem ser apresentados os sinais e símbolos utilizados e desaconselha a duplicação de entradas nos catálogos sistemáticos e bibliografias.
Creio que aqui o erro esteja em afirmar que a CDU determina de forma explícita a ordem em que devem ser apresentados os sinais e símbolos. A CDU determina dois tipos de ordem:
Ordem vertical, de citação ou arquivamento: é OBRIGATÓRIA. Utilizada no arquivamento de fichas no catálogo sistemático, na apresentação de bibliografias e arrumação de livros na estante. É do GERAL ao PARTICULAR.
Ordem horizontal, interna ou de citação padrão: é OPCIONAL. É o contrário da ordem de arquivamento, indicada para a composição de notações no momento da classificação. Vai do PARTICULAR ao GERAL.
Portanto, se uma das ordens é opcional, não podemos afirmar que a CDU determina de forma explícita a ordem que os sinais e símbolos devem ser utilizados.
D) o colchete é empregado quando um documento trata, independentemente, de dois ou mais conceitos representados nas tabelas por símbolos que não são consecutivos ou seguidos, e apresentam sentidos excludentes.
Funções do colchetes ou subagrupamento [ ]:
INTERCALAÇÃO: altera a ordem de citação dos conceitos, substituindo os dois pontos.
SUBAGRUPADOR: torna mais clara a relação entre o (+) e os (:).
SUBSTITUIR O DOIS PONTOS: Quando for o tópico subordinado e não houver necessidade de fazer entrada pelo segundo conceito.
E) o sinal de dois-pontos pode ser empregado como símbolo subagrupador para tornar mais claro o tipo de relacionamento existente entre vários conceitos ligados por outros símbolos.
Essa é uma função dos colchetes.
: Relação simples
Geral, coordenada e recíproca entre dois ou mais conceitos, onde a relação de A:B e B:A tem o mesmo valor.
Acrescentando....
Questão retirada do livro de Piedade (1983, p. 125-126):
Barra. Emprega-se o sinal barra oblíqua, ou sinal de extensão consecutiva, quando um documento trata independentemente de dois ou mais conceitos, representados nas tabelas por símbolos seguidos, consecutivos.
Em relação a alternativa C:
A CDU, criada para organização de catálogos sistemáticos e bibliografias, onde é possível a existência de várias entradas para um mesmo documento, não determina a ordem em que devem ser apresentados os símbolos ligados pelos sinais mais ou dois pontos, pois aconselha a duplicação de entradas.
Gab. B
PIEDADE, M. A. Requião. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983. 221 p.