Conforme a ABNT NBR 12676 (1992, p. 3-4):
4.3.2 Na seleção de conceitos, o principal critério deve ser sempre o valor de um conceito para a expressão e recuperação do assunto do documento. Ao fazer a escolha dos conceitos, o indexador deve ter em mente as consultas que podem ser feitas ao sistema de informação. Neste contexto, o indexador deve:
a) escolher os conceitos que forem considerados os mais apropriados para uma determinada comunidade de usuários;
b) adaptar tanto os instrumentos de indexação como os próprios procedimentos em função da retroalimentação obtida através dos pedidos de informação. Esta adaptação, entretanto, não deve alterar a estrutura ou a lógica da linguagem de indexação.
4.3.3 O indexador não precisa necessariamente representar com termos de indexação todos os conceitos identificados durante o exame do documento. A escolha dos conceitos que devem ser selecionados depende da finalidade para a qual são usados os termos de indexação. Neste caso, as características da indexação mais afetadas são: seu grau de exaustividade e a especificidade dos termos selecionados.
4.4.2 O indexador deve estar familiarizado com estes tipos de instrumentos bem como com suas regras, procedimentos de trabalho e limitações.
4.4.3 O indexador frequentemente encontra conceitos que não estão presentes nos tesauros ou nas tabelas de classificação existentes. Dependendo do sistema em uso, estes conceitos podem ser trabalhados de vários modos, por exemplo:
a) expressos por termos ou descritores que são imediatamente admitidos na linguagem de indexação;
b) representados provisoriamente por termos mais genéricos, deixando os novos conceitos para inclusão ulterior na linguagem de indexação.
5.1 A qualidade de indexação depende de fatores relativos a:
a) consistência na especificidade dos termos atribuídos a um documento e no nível de exaustividade atingido na indexação (ver 4.3.3);
b) qualificações do indexador (imparcialidade, conhecimento, etc.);
c) qualidade dos instrumentos de indexação.
Gab. A
alternativa A está bem clara
Já as demais por exclusão eliminamos.
A para a seleção de conceitos, o principal critério deve ser sempre o valor de um conceito para a expressão e recuperação do assunto do documento.
B é necessário representar sempre com termos todos os conceitos identificados durante o exame do documento, independentemente da finalidade e do contexto de indexação.
C o indexador não precisa estar familiarizado com os instrumentos e as regras específicas de indexação, pois os procedimentos de trabalho são normalizados.
D se o indexador encontrar conceitos que não estão presentes nos tesauros deve, pela normalização, separar o documento e aguardar uma futura inserção do descritor necessário.
E a qualidade depende exclusivamente de fatores relativos à formação e às qualificações do indexador, como imparcialidade, objetividade e conhecimento da área.