“A música tem sido concebida basicamente como
expressão de arte no pensamento hegemônico euro-ocidental, principalmente no ambiente erudito,
ficando restrita, assim, à fruição no campo estético.
No entanto, além desse aspecto, o fazer musical
sempre se vinculou às mais variadas práticas, (...)
fazendo-se presente nas atividades religiosas, nos momentos solenes e de exaltação coletiva, no
trabalho, na educação, nas expressões dramáticas e
coreográficas, servindo à demarcação identitária de
pessoas, grupos e povos e tantos vínculos mais. Um
dos usos da música nos diversos grupos humanos se
dá no campo político-ideológico.”
Adaptação de Alberto T. Ikeda. Música, Política e Ideologia:
Algumas Considerações. Disponível
em:http://www.ia.unesp.br/@rquivo@/pdf/artigo-01-keda.pdf.
O texto de Alberto Ikeda mostra como a música,
enquanto produção da cultura, pode ser muitas vezes
apropriada para a divulgação de valores e ideias que
legitimam o poder de determinados regimes políticos
e também para criticar estes regimes.
Com base no texto, analise os trechos de músicas
brasileiras a seguir e, no que se refere à valorização e
exaltação propagandista do regime militar brasileiro
pós 1964, assinale a alternativa incorreta.