SóProvas


ID
3825637
Banca
FUNDATEC
Órgão
CIGA-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de engenharia de requisitos inclui algumas etapas de alto nível, em que, em uma delas, procura-se verificar se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente quer. Para isso, nessa etapa, podem ser realizadas uma ou mais das seguintes atividades: (1) avaliação se os requisitos realmente atendem a comunidade de stakeholders; (2) verificação de consistência, de modo a garantir que não haja conflitos entre os requisitos documentados; (3) avaliação, para verificar se os documentos incluem todos os requisitos e se efetivamente definem os comportamentos e restrições definidas pela comunidade de stakeholders; (4) verificação do realismo, para assegurar que os requisitos podem ser implementados usando as tecnologias disponíveis; e (5) escrita dos testes que assegurem que o sistema entregue atenderá a cada requisito especificado. Nesse caso, tais atividades são realizadas em uma etapa de alto nível, da engenharia de requisitos, chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Validação de Requisitos:

    • Validade: O sistema possui as funções para suprir as necessidades dos usuários?

    • Completude: Foram incluídas todas as funções requisitadas pelo cliente?

    • Consistência: Existe algum requisito conflitante?

    • Não ambíguos:Todos estão descritos de forma clara e objetiva?

    • Verificação: Os requisitos podem ser verificados?

    • Rastreáveis:os requisitos tem definidos:– A origem?– As interdependências entre os requisitos?– Os relacionamentos com os diagramas de projeto e componentes de implementação?

    Fonte:http://www.ic.uff.br/~esteban/files/aula%206.pdf

  • Segundo Sommerville (2011), durante o processo de validação de requisitos, diferentes tipos de verificação devem ser efetuados com os requisitos no documento de requisitos. Essas verificações incluem:

    Verificações de validade. Um usuário pode pensar que é necessário um sistema para executar determinadas funções. No entanto, maior reflexão e análise mais aprofundada podem identificar funções necessárias, adicionais ou diferentes. Os sistemas têm diversos stakeholders com diferentes necessidades, e qualquer conjunto de requisitos é inevitavelmente um compromisso da comunidade stakeholders.

    Verificações de consistência. Requisitos no documento não devem entrar em conflito. Ou seja, não deve haver restrições contraditórias ou descrições diferentes da mesma função do sistema.

    Verificações de completude. O documento de requisitos deve incluir requisitos que definam todas as funções e as restrições pretendidas pelo usuário do sistema.

    Verificações de realismo. Usando o conhecimento das tecnologias existentes, os requisitos devem ser verificados para assegurar que realmente podem ser implementados. Essas verificações devem ser considerar o orçamento e o cronograma para o desenvolvimento do sistema.

    Verificabilidade. Para reduzir o potencial de conflito entre o cliente e o contratante, os requisitos do sistema devem ser passíveis de verificação. Isso significa que você deve ser capaz de escrever um conjunto de testes que demonstrem que o sistema entregue atende a cada requisito especificado.