SóProvas


ID
3829369
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.

Essa interação ecológica pode ser classificada como

Alternativas
Comentários
  • Comensalismo é uma relação harmônica e interespecífica que consiste quando uma espécie é benéfica com os restos da alimentação de outra sem prejudicá-la ou beneficiá-la . Mutualismo (minha resposta): é uma relação harmônica interespecífica para ambas espécies. É uma relação obrigatória para pelo menos um dos seres que a realizam, pois se estiverem separados, não conseguem sobreviver
  • Os resumos das relações que mais caem nas provas:

    Comensalismo: ocorre a beneficiação de apenas uma espécie sem causar adversidades a outra, tanto na sua falta, como na sua função;

    Mutualismo: Associação mutua entre organismo que não podem viver separados.

    protocooperação: associação de organismo que se beneficiam e podem viver separados

    Predatismo/herbivorismo: relação caçadora, isto é, predação e morte de outra espécie.

    Parasitismo: uma espécie se alimenta de outra, geralmente sem o objetivo de matá-la

    Amensalismo/Antibiose: liberação de toxinas que inibem o desenvolvimento de especies adjacentes.

    Canibalismo: alimentação de uma espécie sobre a mesma especie.

  • Essa relação é boa para a flor que recebe o pólen, e neutra para a vespa.

  • Interespecifica Harmonica - Comensalismo pois há beneficio apenas para um dos individuos, observe que a vespa não consegue acasalar em uma orquídea, como ela vai acasalar nas outras?

  • Essa questão traz a informação de algumas espécies de orquídeas que imitam (mimetizam) vespas fêmeas na tentativa de atrair machos e liberar o pólen para dispersão. As vespas machos não conseguem acasalar, mas levam o pólen para as possíveis novas flores que possam encontrar. Ocorre uma relação ecológica onde um indivíduo sai ganhando (a orquídea) e o outro indivíduo não ganha e nem perde. As relações ecológicas podem trazer benefício mútuo, podem beneficiar apenas um indivíduo sem prejudicar o outro (harmônicas), ou podem beneficiar um e prejudicar o outro (desarmônicas). Essa relação que ocorre entre a orquídea e a vespa é harmônica, onde apenas um ganha sem prejudicar o outro, e essas relações podem ser: 

    • Sociedade - um agrupamento permanente de indivíduos com divisão de trabalho;

    • Colônia - um agrupamento de indivíduos anatomicamente unidos;

    • Simbiose ou mutualismo obrigatório: troca de alimentos e de produtos do metabolismo que beneficiam ambos, com relação de dependência;

    • Mutualismo facultativo ou proto cooperação: troca de alimentos e produtos com benefício mútuo, mas não há dependência na troca;

    • Comensalismo: apenas uma espécie se beneficia, sem causar prejuízo para a outra. 

    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    A relação que ocorre entre a orquídea e a vespa macho é:

    a) comensalismo. Nessa relação, um organismo se beneficia (orquídea, com a dispersão do pólen) e o outro não é prejudicado nem beneficiado (vespa macho, carrega o pólen sem prejuízo para ele). CORRETA.

    b) amensalismo. Essa relação é desarmônica, onde um organismo inibe o outro em crescimento ou desenvolvimento, sendo um beneficiado e outro prejudicado. Incorreta.

    c) mutualismo. O mutualismo pode ser obrigatório (quando ocorre dependência) ou pode ser facultativo (sem dependência), porém os dois se beneficiam nessa relação. Incorreta.

    d) parasitismo. Essa é uma relação desarmônica, onde um organismo se beneficia parasitando outro organismo que será prejudicado (com deficiência ou morte). Incorreta.

    e) simbiose. Nessa relação, ocorre uma dependência na sobrevivência, onde um organismo não vive sem o outro, com benefício mútuo. Incorreta.


    Gabarito do professor: A
  • Letra A

    O comensalismo é uma relação ecológica interespecífica, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, onde uma das espécies obtém para si benefícios, enquanto a outra não possui ganhos nem prejuízos. A espécie que obtém ganhos é denominada como comensal, e seus ganhos, como o nome da relação sugere, estão relacionados a aquisição de alimentos.

  • Eu não entendi essa questão pq nem a flor tá se alimentando de resto nem o animal

    Pra mim isso seria Foresia a flor usa do animal pra transportar seu polém

  • O benefício da flor é que ela tem seu polém transportado pela vespa, porém a vespa não tem nenhum benefício.

    A resposta correta seria foresia, relação( +/O ) onde um ser vivo usa outro para transporte .

    Amensalismo é quando um animal utiliza os restos alimentares deixado por outros, está relacionada à alimentação onde um é beneficiado e o outro não sofre prejuízo nem ganhos .

    Pra mim o enem a cada ano fica mais maluco

  • O benefício da flor é que ela tem seu polém transportado pela vespa, porém a vespa não tem nenhum benefício.

    A resposta correta seria foresia, relação( +/O ) onde um ser vivo usa outro para transporte .

    Amensalismo é quando um animal utiliza os restos alimentares deixado por outros, está relacionada à alimentação onde um é beneficiado e o outro não sofre prejuízo nem ganhos .

    Pra mim o enem a cada ano fica mais maluco

  • O benefício da flor é que ela tem seu polém transportado pela vespa, porém a vespa não tem nenhum benefício.

    A resposta correta seria foresia, relação( +/O ) onde um ser vivo usa outro para transporte .

    Amensalismo é quando um animal utiliza os restos alimentares deixado por outros, está relacionada à alimentação onde um é beneficiado e o outro não sofre prejuízo nem ganhos .

    Pra mim o enem a cada ano fica mais maluco

  • APENAS UM COME = Comensalismo: apenas uma espécie se beneficia, sem causar prejuízo para a outra. 

  • Não entendi

  • Corrigindo o Mateus, amensalismo não está relacionado ao fato de uma dada espécie comer os restos alimentares de outra (isso é comensalismo), mas à liberação de toxinas por uma espécie que inibe a sobrevivência de outra (também chamada de antibiose).

  • poxa, achei que Comensalismo era o termo utilizado para designar um tipo de relação ecológica harmônica e interespecífica, na qual uma espécie aproveita-se dos restos alimentares de outra. Porém nesse caso n tem nada a ver com aproveitar o resto alimentar, para mim esse gabarito n faz sentido nenhum.

  • O comensalismo, pode ser notado, quando espécies diferentes se interagem, quando uma se torna positiva e outra neutra, como caso dos peixes que comem o resto dos alimentos que os tubarões deixam, eles ficam positivos e o tubarão neutro (0), como o caso das flores e vespas, elas, as vespas, procuram acasalamento e acabam encostando nos pólens, e ao tocarem em outras plantas realizam o cruzamento, as plantas se beneficiam e ela, a vespa, continua neutra

  • GABARITO: A

    Comensalismo é uma relação ecológica interespecífica, ou seja, acontece entre duas espécies diferentes. No comensalismo, essas duas espécies vivem normalmente associadas.

  • O comensalismo também pode ser definido como um tipo de interação que é benéfico para um organismo e neutro para o outro, portanto uma dica sempre que ficar com dúvida sobre se é comensalismo ou não apenas lembre do pai do Nemo(que é uma rêmora) que pega uma "carona" com uma tartaruga pra chegar até aonde ele queria. Para a tartaruga não mudou em nada já para o pai do Nemo foi benéfico, pois conseguiu chegar até o lugar que ele queria com mais agilidade sem se perder.

  • • Comensalismo (+,0): um dos indivíduos envolvidos é beneficiado, enquanto o outro não recebe nem benefícios nem malefícios, sendo indiferente para ele

  • João, o comensalismo não é definido por uma espécie que se aproveita dos restos alimentares da outra, esse exemplo é muito comum entre o tubarão e a rêmora, porém, não é o único. Comensalismo é definido por 1 espécie se beneficiando e para a outra é indiferente, na questão, a flor se beneficia quando o pólen dela é espalhado ( garante a sobrevivência da espécie) e a vespa não é nem beneficiada e nem prejudicada, ela só foi atraída, viu que não era a fêmea e foi embora pra outra planta (ocorre polinização).

  • Comensalismo, uma vez que a flor tem benefícios e e a vespa nao tem nenhum prejuízo, sendo neutra. (0,+)

  • Quase 1/4 das pessoas que fizeram a questão marcaram a alternativa C, mutualismo.

    Não pode ser mutualismo pois esses seres vivos não são dependentes para sua sobrevivência e a vespa não recebe nenhum prejuízo ou benefício.

    Sendo assim, é uma relação de comensalismo (+,0) em que a flor é beneficiada.

  • A resposta correta seria FORESIA

  • é do meu conhecimento que o melhor termo para a ação apresentada no texto é a FORÉSIA, que consiste no transporte, com fins reprodutivos para uma espécie, que não prejudica, nem parasita outra espécie (+,0), visto que o comensalismo está comumente ligado sobre o aproveitamento de restos alimentares entre uma espécie e outra

  • Para mim seria amensalismo

    Pois a planta evita o desenvolvimento das vespas .

  • Gente, mas forésia não é definida como um caso específico do comensalismo?

  • Quem estar dizendo que é foresia e não comensalismo . Forésia (ou forese) é a associação entre indivíduos de espécies diferentes (relação ecológica inter-específica), na qual um transporta outro, sem se prejudicarem. A forésia também pode ser definida como um caso específico do comensalismo.

  • COMENSALISMO se divide em tres tipos:

    -comida (comensalismo)

    -transporte (foresia) GABARITO DA QUESTAO

    -casa (inquilinismo) sendo que o inquilinismo vegetal é conhecido como epifitismo