-
Raízes respiratórias ou pneumatóforos são adaptadas a realização de trocas gasosas com o ambiente. Esse tipo de raiz é encontrado em plantas como a Avicena tomentosa, que vive no solo encharcado e pobre em gás oxigênio nos manguezais. As raízes principais dessa planta crescem rente à superfície do solo e, de espaço em espaço, apresentam pneumatóforos, que crescem para cima, perpendicularmente ao solo. Durante a maré vazante os pneumatóforos ficam expostos e pode realizar trocas de gases com o ar.
Consultado em 09/07/2020 às 19:05. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal2.php
-
sacanagem essa questão. palavras muito tecnica dificil de guardar. cada vêz mais o enem esta conteudista
-
É como se as raízes pneumatóforas fizessem troca gasosa com o ar, elas meio que ficam para fora do solo, por esse ser pobre
-
Mangue é ecossistema costeiro e demasiado úmido presente nas zonas tropicais e subtropicais, sendo um ambiente rico em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição e grande quantidade de água salobra, levando a um odor característico
A questão queria que o aluno conhecesse a adaptação que esse bioma sofreu:
Como o mangue possui pouco oxigênio, o que se deve devido à água salobra somada as bactérias, as plantas e arbustos encontraram uma forma de adaptação: desenvolveram sistemas respiratórios por pneumatóforos, ou seja, as plantas respiram pelas raízes rizóforas, que crescem para cima do solo.
-
Raízes-escoras auxiliam somente na fixação.
Já a presença de pneumatóforos nas raízes auxilia diretamente na obtenção de oxigênio, como preconizado no enunciado.
-
a) Ausência de frutos - o porte arbóreo não está presente (atualmente) nas plantas sem sementes (briófitas e "pteridófitas"), então, só sobrava duas opções, ser gimnosperma ou angiosperma. Na dúvida, sempre considere sendo uma Angiosperma, visto que a grande riqueza e diversidade das plantas se encontram nesse grupo. Se as árvores do Mangue são Angiospermas, logo, possui flor e fruto. Alternativa errada;
b) Ausência de estômatos - um dos ganhos evolutivos entre as plantas terrestres e as algas é a presença de estômatos, estruturas que realizam troca de gases e água com o meio. Para termos de ENEM cabe considerar que todas as plantas possuem estômatos, logo, as árvores do Mangue também possuem. Alternativa errada;
c) Presença de folhas largas - as folhas das espécies de Mangue podem até terem folhas largas, aumentando a área de captação de luz solar, etc. Mas, perceba, a questão está querendo que você pense sobre a disponibilidade de oxigênio no solo, então, pensar em tamanho de folha não faz muito sentido. Cuidado. Alternativa errada;
d) Presença de raízes-escoras - o que tem a ver uma raiz que escora com a captação de oxigênio? É uma característica morfológica de algumas plantas, mas não tem valor adaptativo no quesito disponibilidade de oxigênio. Nem precisaria saber se o mangue possui esse tipo de raiz ou não. Alternativa errada.
e) Presença de pneumatóforos - os pneumatóforos são raízes com geotropismo negativo (crescem contrário ao centro da terra, ou seja, pra cima) que possuem a principal função de captar oxigênio. Uma raiz que emerge no meio de água salobra e capta oxigênio que não está disponível no solo acrescenta um forte valor adaptativo para as plantas do Ecossistema Manguezal. Alternativa correta.
--
Estou no Instagram: @jariopina
-
A questão aborda três tipos de árvores de mangue, e informa que existe uma característica morfológica (física) que é comum nas três, estando relacionada com a pouca disponibilidade de oxigênio no SOLO. O mangue é um tipo de vegetação que ocorre no manguezal, um ambiente costeiro muito salobro e instável, e deficiente de oxigênio, por conta das mudanças constante de marés. A predominância é de vegetação com raízes aéreas para respiração (pneumatóforos), e vegetação halófita (alta tolerância ao sal). Os pneumatóforos são raízes de plantas que foram adaptadas para realizar trocas gasosas com o ambiente, e vivem em solos pobre em oxigênio e em solos encharcados, como o manguezal. Possuem estruturas chamadas de pneumatódios que realizam a obtenção do oxigênio. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
A característica morfológica (física) de valor adaptativo (pouco oxigênio no solo) referenciada no texto é a:
a) ausência de frutos. As três árvores são angiospermas, possuem frutos, e não seria uma característica para absorção de oxigênio. Incorreta.
b) ausência de estômatos. Elas possuem estômatos, que são estruturas localizadas nas folhas e realizam liberação de vapor de água e entrada de gás carbônico (CO2), não sendo característica para absorção de oxigênio do solo. Incorreta.
c) presença de folhas largas. Mais encontrado em florestas tropicais, não faz parte da absorção de oxigênio no solo, apenas a troca gasosa diretamente no ar. Incorreta.
d) presença de raízes-escoras. As três possuem essas raízes para escorar as plantas, ajudando na sustentação dentro de um ambiente instável como o mangue, mas não auxiliam na absorção do oxigênio. Incorreta.
e) presença de pneumatóforos. Essas estruturas são raízes respiratórias que foram adaptadas para captar oxigênio do ar, pois com o mangue encharcado, a raiz afogaria sem respirar. CORRETA.
Gabarito do professor: E
-
Letra E
Os pneumatophores são raízes especializadas com geotropismo negativa que cresce fora da superfície da água. Essas raízes tem estruturas semelhantes aos poros lenticelas, cuja função é fornecer ar para as raízes típicas de locais pantanosos e alagados.
Espécies hidrófilas como os manguezais (avicennia germinans e laguncaria raecemosa) possuem pneumatóforos, além de cipreste calvo (taxodium distichum) e tupelo (nyssa aquática). No caso dos manguezais vermelhos (phizophora mangle), além das raízes, as raízes permitem que a planta respire.
Áreas inundadas ou lama de mangue são ambientes anaeróbicos; portanto, as plantas devem se adaptar a essas condições adversas. Nesse caso, os pneumatóforos possuem amplos espaços intercelulares que facilitam a difusão de gases para raízes submersas.
-
Resolução top, o prof° foi até um mangue e mostrou os pneumatóforos:
https://www.youtube.com/watch?v=ekjcf3xwS2Q
-
GABARITO: E
Pneumatóforos são raízes de plantas que são adaptadas para realizar trocas gasosas com o ambiente. São raízes de plantas que vivem em solos pobre em oxigênio e em solos encharcados. São projeções erectas para fora do solo e são visíveis a olho nu.
-
As raízes respiratórias ou pneumatóforas são adaptadas para captar oxigênio do ar, por conseguinte, o terreno alagado é pobre em oxigêncio.
-
Eu marquei D, que ódio ;-;