SóProvas


ID
382987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que concerne à configuração territorial da América portuguesa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: E

    Os territórios anexados por Portugal, em virtude da assinatura de Santo Idelfonso (1777), foram algumas faixas litorâneas e a devolução da Ilha de Santa Catarina.
  • Datas corretas. O conflito realmente ocorreu: as Guerras Guaraníticas são um exemplo. Apesar de perder a região das Missões e Sacramento, o tratado ratificou o direito português sobre terras no Centro-Oeste e Norte, muito além dos limites fixados por Tordesilhas.

    Bom estudo!
  • A) Durante o período colonial, os principais polos econômicos foram aqueles ligados à produção canavieira (durante todo o período, apesar das crises) e à mineração (a partir do século XVIII). São Paulo, na fase holandesa, dedicava-se principalmente ao bandeirismo de apresamento, em decorrência da ocupação flamenga das praças africanas de escravos. Apesar de relativamente rentável, essa atividade era meramente complementar e girava em torno da atividade principal (canavieira), não sendo suficiente para considerar a região de então como um polo. Após a expulsão dos holandeses e o retorno do tráfico negreiro regular, a atividade econômica paulista decaiu, regredindo à situação de subsistência. Foi a pobreza da região que impulsionou os habitantes em direção ao interior brasileiro em busca de alternativas. Além disso, a Coroa explicitamente incentivava essas buscas, prometendo honrarias, títulos e terras àqueles que descobrissem metais preciosos. Só é possível considerar São Paulo como um verdadeiro polo econômico a partir do século XIX, quando o café ganha grande importância econômica.
    B) As tensões se dissiparam durante o período da União Ibérica. Como os dois reinos estavam unificados sob a mesma Coroa, a divisão de Tordesilhas se tornou desnecessária, o que incentivou a expansão portuguesa pelo interior do Brasil.
    C) Sacramento foi fundada principalmente por razões estratégicas (apesar da relevância do próspero contrabando anglo-português na região): Portugal pretendia ter controle da navegação fluvial platina, garantindo seus interesses e quebrando o domínio espanhol. Pretendia também assegurar boa parte do território meridional conquistado. Além disso, diferente do que sugere a questão, Buenos Aires foi fundada em 1580, cem anos antes da fundação de Sacramento (1680). Foi a segunda que foi criada para neutralizar a atuação da primeira. E, para reduzir os riscos apresentados por Sacramento na região, os espanhóis estabeleceram Montevidéu no litoral do Mar del Plata no início do século XVIII.
    D) As invasões a Sacramento eram desdobramentos das hostilidades entre as nações. O termo distensão significa "relaxamento, détente", o que não se aplica a tal contexto.
    E) Opção correta.
  • A Alternativa E está correta porque, pelo Tratado de Tordesilhas -em algumas interpretações- a Ilha de Santa Catarina seria território Espanhol, assim como parte significativa da região sul do Brasil atual. Claro que é difícil afirmarmos que o conflito beneficiou Portugal, uma vez que a Espanha invadiu e manteve a posse de Colônia do Sacramento e dos Sete Povos das Missões (região que passara a englobar o Rio Grande e partes do Uruguai). Mas, de qualquer forma, houve a legalização da ilha de Santa Catarina e, como as demais alternativas estão muito incorretas, E é o gabarito. 

  • A letra "e" está muito mal formulada. Dá a entender que os ganhos territoriais que o Brasil obteve foram decorrentes de guerras ocorridas entre 1750 e 1777, quando na verdade o Tratado de Madri já garantia ao Brasil a posse de territórios a oeste da linha de Tordesilhas.

  • A letra E está correta. Essa questão foi feita com base em um trecho do livro "Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas" que diz:

    "Não há dúvida de que, pelo Tratado de Santo Ildefonso, Portugal perdia com relação ao que havia ganhado pelo Tratado de Madri; não se pode, no entanto, garantir ter sido o tratado totalmente mau para Portugal, pois confirmava a inclusão no território nacional de quase toda a área dos dois terços do Brasil extra-Tordesilhas"

    Pessoal, vale lembrar que o Tratado de Madri não foi implementado. Já em 1761 ele foi anulado pelo Tratado de El Pardo. Por isso o raciocínio do Rodrigo está equivocado. 

  • GUERRA DOS SETE ANOS
  • Guerra Guaranítica (1753-1756)

    Em 1767, sob o comando do governador José Custódio de Sá e Faria, o território sulino foi reconquistado parcialmente pelas armas, fixando-se no canal do Rio Grande. Nesta barreira de águas, a fronteira ficou imutável até 1776, quando as terras até os arroios Chuí e São Miguel foram retomadas pelo Exército do Sul, sob o comando do tenente-general João Henrique de Boehm, contratado pelo marquês de Pombal em Bremen, na atual Alemanha.

    A resposta bélica da Espanha foi rápida e poderosa. Armou uma expedição na Europa, com aproximadamente 120 embarcações de transporte e guerra, 17.000 homens, com 10.000 de terra. Em fevereiro de 1777 conquistou a ilha de Santa Catarina e, logo, a Colônia do Sacramento, além de ameaçar com um desembarque na costa rio-grandense, impedido por uma tempestade. Então, o exército e a esquadra castelhanas concentraram no Rio da Prata, planejando a conquista do Continente do Rio Grande de São Pedro.