A letra E está correta. Essa questão foi feita com base em um trecho do livro "Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas" que diz:
"Não há dúvida de que, pelo Tratado de Santo Ildefonso, Portugal perdia com relação ao que havia ganhado pelo Tratado de Madri; não se pode, no entanto, garantir ter sido o tratado totalmente mau para Portugal, pois confirmava a inclusão no território nacional de quase toda a área dos dois terços do Brasil extra-Tordesilhas"
Pessoal, vale lembrar que o Tratado de Madri não foi implementado. Já em 1761 ele foi anulado pelo Tratado de El Pardo. Por isso o raciocínio do Rodrigo está equivocado.
Guerra Guaranítica (1753-1756)
Em 1767, sob o comando do governador José Custódio de Sá e Faria, o território sulino foi reconquistado parcialmente pelas armas, fixando-se no canal do Rio Grande. Nesta barreira de águas, a fronteira ficou imutável até 1776, quando as terras até os arroios Chuí e São Miguel foram retomadas pelo Exército do Sul, sob o comando do tenente-general João Henrique de Boehm, contratado pelo marquês de Pombal em Bremen, na atual Alemanha.
A resposta bélica da Espanha foi rápida e poderosa. Armou uma expedição na Europa, com aproximadamente 120 embarcações de transporte e guerra, 17.000 homens, com 10.000 de terra. Em fevereiro de 1777 conquistou a ilha de Santa Catarina e, logo, a Colônia do Sacramento, além de ameaçar com um desembarque na costa rio-grandense, impedido por uma tempestade. Então, o exército e a esquadra castelhanas concentraram no Rio da Prata, planejando a conquista do Continente do Rio Grande de São Pedro.