SóProvas


ID
383134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A regulação dos fluxos externos está associada à utilização de instrumentos — cambiais ou não — considerados mais ou menos eficazes, conforme seus objetivos e suas respectivas circunstâncias. A respeito da utilização de tais instrumentos, julgue (C ou E) os próximos itens.

A ausência de barreiras, em prol da liberalização das trocas externas, promove, entre outros benefícios, o aumento da autossuficiência dos países no que concerne à disponibilidade de bens e serviços e a redução dos riscos associados às oscilações nas quantidades produzidas e nos preços praticados.

Alternativas
Comentários
  • Aumento dos riscos.
    Abç
  • Outro erro está em afirmar que aumenta a autossuficiência. Ocorre exatamente o oposto: aumenta a INTERDEPENDÊNCIA entre países. 
  • Errado, Pois como não há barreira cria uma dependencia de um país pelo outro e com isso
    caso a politica interna do País cliente passe a Mudar o País que fornecia será Prejudicado.

    Gabarito Errado!
  • "Gabarito errado"? rsrs. Não seria: "questão errada"!? 
  • Acredito que outro ponto a ser levantado é o fato de:
    Como o país tem suas barreiras abertas, caso haja uma grande queda do dólar, por exemplo, o número de importações irá aumentar e consequentemente o número de exportações irá diminuir, diminuindo as exportações. Com a grande entrada de produtos importados, os preços do produto fabricado internamente tende a ficar menos competitivo, impactando na produção da indústria nacional e no final vai acabar gerando desemprego. É por esses e outros motivos que o governo utiliza frequentemente políticas fiscais e monetárias na intenção de deixar nossa moeda em um patamar estabilizado, não valorizando em relação às outras.
  • A autossuficiência está ligada à capacidade que determinado país possui de suprir sua demanda interna por algum bem, ou seja, se o país necessita importar o bem, evidentemente, ele não é autossuficiente.
    Como o país necessita de uma quantidade maior do que a produção interna, ele deve recorrer ao mercado internacional. Contudo, essa estratégia apresenta certos riscos para a nação importadora: a sua vulnerabilidade às flutuações do preço e da quantidade no mercado internacional. Assim, há um aumento do risco.
    Portanto, há dois erros na questão.
  • Impostos de exportação e importação são extrafiscais, têm uma função de corrigir falhas de mercado, portanto reduzir os riscos.