SóProvas


ID
383143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A regulação dos fluxos externos está associada à utilização de instrumentos — cambiais ou não — considerados mais ou menos eficazes, conforme seus objetivos e suas respectivas circunstâncias. A respeito da utilização de tais instrumentos, julgue (C ou E) os próximos itens.

Um dos argumentos em favor da imposição de barreiras alfandegárias é o de que, com esse procedimento, se evita a exportação de empregos, que, igualmente, tende a ocorrer quando, por efeito da valorização do câmbio, as exportações de um país se tornam menos competitivas.

Alternativas
Comentários
  • questão mal formulada: quando se fala em valorização do câmbio, qual o câmbio que se fala, real ou dólar? De qualquer maneira não compensa brigar contra a banca. Como a questão é correta se deduz que o câmbio que se valoriza é o real !!
  • Ao colega acima: Perceba que valorização de câmbio é diferente de valorização da moeda.

    Valorização do câmbio impões valorização da moeda nacional sobre a moeda externa(normalmente: Dólar).
  • "Um dos argumentos em favor da imposição de barreiras alfandegárias é o de que, com esse procedimento, se evita a exportação de empregos, que, igualmente, tende a ocorrer quando, por efeito da valorização do câmbio, as exportações de um país se tornam menos competitivas.  "


    O QUE TENDE A OCORRER? O ato de "evitar a exportação de empregos" ou "a exportação de empregos" ??? BEM,SE FOR A EXPRESSÃO ANTERIOR E ENTRE VÍRGULAS "evitar a exportação de empregos" é incorreto, pois,se as exportações são menos competitivas então se "exporta empregos",e alternativa correta é a ERRADA.Mas,se for considerado que APENAS ocorre a "exportação de empregos" a alternativa correta é a CERTA.
    A MÁ REDAÇÃO(A FALTA DE DOMÍNIO DA LÍNGUA PORTUGUÊSA E DA RETÓRICA) DO CESPE É FREQUENTE E INDUZ OS CANDIDATOS A ERROS!!!
  • O item está CORRETO, pois, tanto num cenário onde se tem livre-comércio quanto num cenário onde há a valorização do câmbio, tem-se o risco de exportação de empregos. Afinal, produtos que outrora seriam produzidos no seu país, acabam sendo produzidos por outro país e importados por você - o que, na prática, significa uma exportação de empregos. Este é sem dúvida um dos argumentos utilizados pelo protecionismo, que afirma que certos setores devem ser protegidos, sob pena de estes setores serem desmantelados (na prática, está-se exportando empregos para outro país que irá se apropriar dessa produção). E com a valorização do câmbio, as exportações tornam-se sim menos competitivas e tende-se a uma maior importação - o que implica uma menor produção doméstica.
  • Questão Correta.

    É necessário ler a questão algumas vezes. São duas informações distintas para serem validadas:

    Um dos argumentos em favor da imposição de barreiras alfandegárias é o de que, com esse procedimento, se evita a exportação de empregos,

    que, igualmente, tende a ocorrer quando, por efeito da valorização do câmbio, as exportações de um país se tornam menos competitivas.

    Porém na prova eu deixaria em branco ... 

  • Meu comentário anteriormente referido tem por base explicação do professor Daniel da disciplina de economia do Curso Clio, um dos cursos preparatórios que mais vêm aprovando candidatos no concurso do IRBr..