SóProvas


ID
3838015
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de vigas de seções retangulares de concreto armado para as quais estejam previstas condições desfavoráveis de concretagem por adensamento manual, o coeficiente de ponderação da resistência do concreto no estado limite último para as condições de combinações normais das ações deve ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:

    Iremos precisar da NBR 6118/2014, item 12.4.1 (pág 71):

    12.4.1 Coeficientes de ponderação das resistências no estado-limite último (ELU) Os valores para verificação no estado-limite último estão indicados na Tabela 12.1.

    A Tabela 12.1 mostra os valores de coeficientes de ponderação para estruturas de Concreto e de Aço em relação ao tipo de combinação (normais, especiais ou de construção, excepcionais)

    Para estrutura de concreto e em combinação normal, o valor do coeficiente é:

    gc = 1,4

    Após a tabela, a norma impõe o seguinte:

    Para a execução de elementos estruturais nos quais estejam previstas condições desfavoráveis (por exemplo, más condições de transporte, ou adensamento manual, ou concretagem deficiente por concentração de armadura), o coeficiente gc deve ser multiplicado por 1,1.

    Logo, gc = 1,4*1,1 = 1,54

  • O coeficiente de ponderação da resistência é sempre aplicado para a minoração da resistência do material no cálculo.

    Essa minoração é necessária, já que alguns exemplares do lote não atingem a resistência especificada a partir do ensaio de resistência. Isso deve-se a variabilidade nas condições de fabricação do material e as características de emprego do material (transporte, adensamento, cura, entre outras).

    O coeficiente de ponderação para combinações normais está em destaque na tabela a seguir:



    Vale ainda ressaltar, segundo a norma:

    “Para a execução de elementos estruturais nos quais estejam previstas condições desfavoráveis (por exemplo, más condições de transporte, ou adensamento manual, ou concretagem deficiente por concentração de armadura), o coeficiente γc deve ser multiplicado por 1,1."

    Logo:


    Vale lembrar!

    O racional para o cálculo estrutural é majorar os esforços que atuam na seção e minorar a resistência dos materiais , sempre a favor da segurança.

    Gabarito do professor: Letra D.


    FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118/2014: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento, o diâmetro mínimo dos estribos. Rio de Janeiro, 2014. --
  • combinação normal, o valor do coeficiente é:

    Para a execução de elementos estruturais nos quais estejam previstas condições desfavoráveis (por

    exemplo, más condições de transporte, ou adensamento manual, ou concretagem defi ciente por concentração de armadura), o coeficiente γc deve ser multiplicado por 1,1.

    1,4*1,1=1,54

    nbr 6118/2014

    Não fui eu que te ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará contigo por onde andar. Josué 1:9