SóProvas


ID
3842281
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Gaspar - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Os princípios e diretrizes do SUS estão na Constituição de 1988. No Capítulo II, art. 7º da Lei 8.080/90, há um parágrafo que diz que as ações e serviços obedecem aos seguintes princípios:
IX – (1) (2), com direção única em cada esfera de governo:
a) ênfase na (1) dos serviços para os municípios;
b) (3) e (4) da rede de serviços de saúde.
(Adaptado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em 9 de maio de 2019)

Assinalar a alternativa que traz os termos de (1) a (4) escritos corretamente:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

     a) (1) descentralização; (2) político-administrativa; (3) regionalização; (4) hierarquização → CORRETO.

     b) (1) decentralização; (2) político administrativa; (3) regionalização; (4) hierarquização → INCORRETO. O correto é "descentralização" com -sc.

     c) (1) dessentralização; (2) política-administrativa; (3) regionalisação; (4) hierarquização → INCORRETO. O correto é "descentralização" com -sc.

     d) (1) descentralização; (2) político-administrativa; (3) regionalisação; (4) ierarquização → INCORRETO. O correto é "regionalização" com -z.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Alguém sabe porque "político-administrativa" vai hífen, se a regra geral é unir termos compostos por justaposição que terminam e começam com vogais diferentes?

    Ex.: autoescola, infraestrutura, semianalfabeto.

    Ou isso só é regra para os prefixos? Se sim, onde encontro a regra que justifique tal uso?

    Pois tá complicado, estudar, estudar, estudar, e nunca conseguir gabaritar português porque a banca usa termos completamente atípicos ou regras das quais aprendemos de forma diferente (mesmo aqui no QConcursos), e nem nos comentários se acha uma resposta com a argumentação, somente indicando qual foi a assertiva correta, mas isso para quem já é assinante o site mesmo faz, também não temos comentário do professor. E agora, como fica?

    Bons estudos!

  • Alguém sabe porque "político-administrativa" vai hífen???????????????

  • Há hífen na palavra "político-administrativa" pq temos um tipo de formação de palavras por justaposição, em que os elementos formadores são de natureza nominal (ambos são adjetivos) que mantêm sua independência fonética e significativa, ao formar uma terceira unidade semântica. Exemplo: luso-brasileiro.

  • Regional - Regionalizar

    Se não tem S na terminação usa-se o sufixo izar.

  • Em relação ao (2) político-administrativa

    'considera-se que a palavra é um composto com estrutura de coordenação, semelhante a casos como os de luso-brasileiro.' ' político-económico'. Dessa forma, Hífen nela, rs

  • Só sei porque vi na CF. haha