SóProvas


ID
3844114
Banca
FUNDATEC
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A instrumentalidade no exercício profissional refere-se a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sóciohistórico. A partir dessa temática, analise as afirmativas abaixo.


I. A instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto burguês está vinculada a uma das funções que a ordem burguesa atribui à profissão: reproduzir as relações capitalistas de produção.

II. A instrumentalidade das respostas profissionais, nas modalidades de intervenção que lhe são exigidas pelas demandas das classes sociais, em geral, são em nível do imediato, de natureza manipulatória.

III. A base de sustentação das ações instrumentais está nas próprias condições objetivas e subjetivas nas quais o exercício profissional se realiza e no tipo de respostas exigidas à profissão.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas...

    .. INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL FACE AO PROJETO BURGUÊS, o que significa a capacidade que a profissão porta (dado o caráter reformista e integrador das políticas sociais) de ser convertida em instrumento, em meio de manutenção da ordem, a serviço do projeto reformista da burguesia. Neste caso, dentro do projeto burguês de reformar conservando, o Estado lança mão de uma estratégia histórica de controle da ordem social, qual seja, as políticas sociais, e requisita um profissional para atuar no âmbito da sua operacionalização: os assistentes sociais. Este aspecto está vinculado a uma das funções que a ordem burguesa atribui à profissão: reproduzir as relações capitalistas de produção. ( LETRA I)

    .. INSTRUMENTALIDADE DAS RESPOSTAS PROFISSIONAIS, Nas modalidades de intervenção que lhe são exigidas pelas demandas das classes sociais. Estas intervenções, em geral, são em nível do imediato, de natureza manipulatória, segmentadas e desconectadas das suas determinações estruturais, apreendidas nas suas manifestações emergentes, de caráter microscópico. (LETRA II)

     ......É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano. (LETRA III)

    FONTE;LIVRO)

  • Gab: E

    Fonte: A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL. Yolanda Guerra

    http://www.uel.br/cesa/sersocial/pages/arquivos/GUERRA%20Yolanda.%20A%20instrumentalidade%20no%20trabalho%20do%20assistente%20social.pdf