SóProvas


ID
3845305
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Era esta uma das artérias principais da cidade e regurgitara de gente durante o dia todo. Mas, ao aproximar-se o anoitecer, a multidão engrossou e, quando as lâmpadas se acenderam, duas densas e contínuas ondas de passantes desfilavam [...].

    Muitos dos passantes tinham um aspecto prazerosamente comercial e pareciam pensar apenas em abrir caminho através da turba. Traziam as sobrancelhas vincadas e seus olhos moviam-se rapidamente; quando davam algum encontrão em outro passante, não mostravam sinais de impaciência; recompunham-se e continuavam, apressados, seu caminho.


(Contos de Edgar Allan Poe, 1986.)



O conto, originalmente publicado em 1840, apresenta um perfil das metrópoles do século XIX, destacando

Alternativas
Comentários
  • A questão propõe interessante exercício interdisciplinar entre a Literatura e a Geografia ao associar o conto de famoso autor as características da metrópoles do século XIX. O enunciado busca a alternativa que apresente características das metrópoles do século XIX corretamente.


    A) O intenso êxodo rural misturava habitantes de várias partes da nação dificultando laços de solidariedade enquanto o desenvolvimento da cidadania é processo do século posterior.

    B) Atividades comerciais no século XIX coincidiram com a revolução industrial e estavam crescendo cada vez mais.

    C) Sensibilidade na vida urbana é algo reduzido até os dias de hoje, a tecnologia da época nada tinha de arcaica e evoluía rapidamente e novos meios de transporte a vapor aceleraram a mobilidade populacional.

    D) Ordenamento do espaço urbano é ideia do século XX causada exatamente pelas terríveis consequências do enorme crescimento urbano do século XIX.

    E) Fatores relacionados ao êxodo rural, que rompe laços sociais e causa rápido e desordenado crescimento urbano, característico do século XIX. Alternativa correta.  



    Gabarito do professor: E.

  • Creio que o erro da I esteja em afirmar que "é necessariamente"

  • Creio que o erro da I esteja em afirmar que "é necessariamente"