SóProvas


ID
3845311
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A construção de Brasília pode ser considerada a principal meta do Plano de Metas [...]. Para alguns analistas, a nova capital seria o elemento propulsor de um projeto de identidade nacional comprometido com a modernidade, cuja face mais visível seria a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Ao mesmo tempo, no entanto, a interiorização da capital faria parte de um antigo projeto de organização espacial do território brasileiro, que visava ampliar as fronteiras econômicas rumo ao Oeste e alavancar a expansão capitalista nacional.


(Marly Motta. “Um presidente bossa-nova”. In: Luciano Figueiredo (org.).

História do Brasil para ocupados, 2013.)



O texto expõe dois significados da construção de Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Esses dois significados relacionam-se, pois

Alternativas
Comentários
  • A pedra fundamental de Brasília foi lançada a 21 de abril de 1956 e a inauguração da cidade foi comemorada a 21 de abril de 1960. Quatro anos depois. 
    A mudança da capital federal estava oficialmente prevista na primeira Constituição da República (1891). Logo que entrou em vigor, o governo de Floriano Peixoto decidiu dar efetividade ao projeto. Para isso criou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que foi dirigida por Luís Cruls, cidadão belga que ocupava o cargo de diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro.
    Mas, os governos seguintes não a implementaram porque não pareceu viável essa transferência, uma vez que o Planalto Central era um ermo. O plano só foi colocado em prática no governo Jk. Entre os objetivos da construção de Brasília há dois indicados em uma das alternativas.
    A) CORRETA- A redefinição do território brasileiro tem o propósito de equilibrar o desenvolvimento econômico das regiões, projeto já bastante antigo. 
    B) INCORRETA- Não há proposta de isolamento em relação aos outros Estados latino-americanos tampouco xenófoba na pauta de governo de Juscelino Kubitschek. Aliás, xenofobia enquanto tal não faz parte dos hábitos e costumes brasileiros. 
    C) INCORRETA- Desde a estadia de D. João VI no Brasil houve propostas de redefinição do território brasileiro, o que é efetivado no governo JK. Mas tal redefinição não se relaciona com a estrição à entrada de investimentos estrangeiros no Brasil, que é exatamente o oposto da proposta do Plano de Metas do governo de JK. 
    D) INCORRETA- O presidente JK , embora não um liberal em termos econômicos strictu sensu, era um liberal em termos políticos. Entre suas propostas de governo não consta, porém, o estabelecimento de um regime de igualdade social. 
    E) INCORRETA – A edificação de Brasília apresenta, sim, uma estética nova, original e contemporânea de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. No entanto, não se relaciona com as construções dos primeiros habitantes 
    Gabarito do professor: Letra A.