A ideia de pátria ligada à natureza ocorre como uma fuga da realidade, quando se percebe o desajuste da sociedade. Assim, ocorre a tentativa de um retorno ao passado histórico, o que para o Brasil é retornar a ideia do país antes da chegada da cultura europeia, quando era habitado somente por povos indígenas. Este é contexto do século XIX no Brasil.
O Realismo, no Brasil, nasce da crise criada pela decadência da economia açucareira, pelo prestígio dos estados do sul e pelo descontentamento da burguesia cafeeira em relação aos rumos políticos da monarquia. Este ambiente facilitou o caminho para as ideias abolicionistas e republicanas. O positivismo do francês Auguste Comte também influenciou intelectuais brasileiros e, com isso, a concepção de natureza vista pela ciência aparecem em obras do Realismo e Naturalismo, como na obra realista Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e na naturalista O Mulato, de Aluísio Azevedo.
Um outro momento de mudança política é o do movimento de 1930, que conduziu Getúlio Vargas ao poder, com o apoio do empresariado industrial, entre outros setores sociais.
A partir de 1930 vemos a consolidação do movimento Modernista com diferentes características que visava se sobrepor aos movimentos naturalista, parnasianista e simbólico. Os regionalistas pregavam o sentimento de unidade nordestina e o movimento antropofágico que propunha a devorar a cultura importada com o objetivo de reelaborar o que viesse “de fora".
Em 1934 foi promulgada a Constituição e há a eleição de Getúlio Vargas para presidente da República. Os escritores Graciliano Ramos e Jorge Amado, membros do Partido Comunista, foram presos no ano de 1936. Depois dessas prisões foram confirmadas, em 1937, na Nova Constituição as características fascistas do governo varguista.
Este é, em linhas gerais, o contexto que envolve a produção literária no país, entre o século XIX e primeira metade do século XX.
Para responder esta questão precisa-se de conhecimento prévio da literatura romântica e modernista brasileira e seus respectivos períodos históricos.
A) INCORRETA - Os acontecimentos históricos trouxeram uma mudança dos paradigmas literários na Semana de Arte Moderna de 1922. Na década de 1930, marcada pela transição política do movimento de 1930, os modernistas ampliaram suas características, como: o nacionalismo crítico, índole caótica e anarquista, destaque para o cotidiano e a valorização da cultura brasileira. Tais características não se relacionam com uma regionalização oficial.
B) CORRETA - Os modernistas, depois de 1930, imprimiram mais ênfase em suas características como o destaque para o cotidiano e o nacionalismo crítico, que pode ser considerado uma forma de realismo. Desta forma não há idealização do país, que é apresentado com suas mazelas.
C) INCORRETA – Com a promulgação da constituição Brasileira de 1937 são percebidas características autoritárias implementadas no país, nada compatíveis com o american way of life
D) INCORRETA - O movimento Antropofágico propõe devorar a cultura importada com o objetivo de reelaborar o que vier de fora.
E) INCORRETA - A produção literária de 1930 foi impregnada pelo nacionalismo crítico.
RESPOSTA: B