SóProvas


ID
3845350
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    Alguns especialistas argumentam que deveria haver rótulos climáticos na comida, da mesma forma que há informações sobre nutrição. Em teoria, os rótulos poderiam ajudar os consumidores a escolher produtos de baixo impacto ambiental e dariam aos agricultores e produtores mais incentivos para mudarem seus produtos.


(The New York Times. “Como fazer compras, cozinhar

e comer em um mundo que está aquecendo?”.

www.folha.uol.com.br, 06.05.2019. Adaptado.)



Considerando a proposta apresentada pelo excerto, um dado que poderia constar nos rótulos de alimentos seria 

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa diretamente ligada ao aspecto

    climático seria aquela voltada para o fenômeno do

    efeito estufa, de origem antrópica, supostamente

    vinculado ao aquecimento global. Esse fator é

    evidenciado pela “pegada de carbono” que quantifica

    o quanto cada produto coloca de carbono na

    atmosfera em todo seu ciclo produtivo.

    Resposta: D

    (The New York Times. “Como fazer compras, cozinhar

    e comer em um mundo que está aquecendo?”.

    www.folha.uol.com.br, 06.05.2019. Adaptado.)

  • As pessoas e as empresas, através de suas atividades e rotinas diárias, produzem dióxido de carbono e outros gases poluentes que causam um impacto ambiental. Alguns especialistas defendem que, além dos rótulos nutricionais, os gêneros alimentícios deveriam ter rótulos climáticos para que o consumidor tenha a opção de escolher produtos com baixo impacto ambiental. 
    Assim haveria também incentivo para que agricultores e produtores aumentassem a oferta de produtos de menor impacto. Estes gases poluentes retém o calor na atmosfera do planeta e isto contribui para o aquecimento global. Os efeitos deste aquecimento prejudicam o meio ambiente, a vida humana e animal. 
    O texto reforça a necessidade de conhecer o que consumimos e produzimos para escolhermos conscientemente produtos que sejam ambientalmente responsáveis e, que diminuam o impacto na natureza. 
    Para responder a questão é preciso ter o conhecimento prévio - básico ao menos - sobre as questões climáticas e de impacto ambiental. 
    A) INCORRETA - Débito fluvial ou descarga fluvial é o volume de água que passa em um canal fluvial em uma unidade de tempo medido.
    B) INCORRETA - A estrutura fundiária é a forma como as propriedades rurais estão organizadas pelo território do país. 
    C) INCORRETA - O Código Florestal foi implementado pela Lei 12.651, de 25 de Maio de 2012. Ele estabelece as normas para a proteção da vegetação nativa em áreas de preservação permanente, reserva legal, uso restrito, exploração florestal, dentre outros. Ou seja, é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do Brasil pode ser explorada.
    D) CORRETA - A pegada de carbono é a quantidade de dióxido de carbono que produzimos. Todas as atividades que pessoas e empresas realizam produzem dióxido de carbono, que é um gás que polui a atmosfera. Esse gás juntamente com outros poluentes contribui para o aquecimento global. 
    E) INCORRETA - A diversidade ecológica é quando as espécies se unem e formam uma mesma comunidade, sendo elas iguais ou não. Essas comunidades quando interagem entre si formam um ecossistema e a junção de um ecossistema forma um bioma.
    RESPOSTA: D