Atente para o seguinte excerto, em que o
autor, discutindo a significação social do filme,
identifica a liquidação do valor da tradição e a
deteriorização do que chamava de aura,
característica das obras de arte do passado:
“... a técnica reprodutiva desliga o reproduzido
do campo da tradição. Ao multiplicar a reprodução,
ela substitui sua existência única por uma existência
massiva. E, na medida em que ela permite à
reprodução ir ao encontro do espectador em sua
situação particular, atualiza o reproduzido. Ambos
os processos levam a um abalo violento do que é
transmitido – um abalo da tradição, que é o outro
lado da crise e da renovação atuais da humanidade.
Ambos se põem em uma relação íntima com os
movimentos de massa de nossos tempos. Seu
agente mais poderoso é o cinema”.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua
reprodutibilidade técnica. L&PM Editores.
Edição do Kindle. Paginação irregular.
Considerando o trecho acima e o que diz Benjamin
em seu mais famoso texto, é correto afirmar que