SóProvas


ID
3852400
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), na doença hepática, a manifestação dos sintomas clínicos por vezes ocorre tardiamente, após a progressão da doença, portanto torna-se importante detectar a presença e até mesmo o início de tais condições. Felizmente, muitas vezes é possível ter acesso a uma avaliação da função hepática determinando-se o conteúdo sérico de analitos segundo um perfil de teste conhecido como “testes de função hepática”.

Muitos desses componentes não são exclusivamente hepáticos, contudo possibilitam um diagnóstico acurado quando são avaliados em conjunto. Sobre perfis laboratoriais das doenças hepáticas é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Congestão passiva: AST, ALT, LDH discretamente altas; FA e bilirrubina normais ou discretamente altas; PT, albumina e amônia NORMAIS.

  • Fiz a questão de novo e errei de novo. Socorro! rs

  • Proteína total, albumina e amônia são marcadores da capacidade de síntese e metabolismo hepático, logo, em situações que ocorre comprometimento desses, observa-se redução da PT e albumina, além do aumento da amônia. Nesse sentido, no quadro de congestão passiva, não acontece comprometimento da função sintética/metabólica do fígado, sendo assim, seus valores devem estar dentro da normalidade.