SóProvas


ID
3852427
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R.A. et al. (2012), a concentração de glicose no sangue normalmente é mantida dentro de uma faixa estrita de valores por ação de muitos hormônios. Dentre esses, o mais significativo é a insulina, cuja produção se dá no pâncreas endócrino. O diabetes melito é a doença mais comum envolvendo o metabolismo de carboidratos. A maioria dos indivíduos com diabetes apresenta o tipo 1 (destruição das células β com absoluta deficiência de insulina) ou o tipo 2 (resistência à insulina e defeito na secreção desse hormônio). As medidas de controle glicêmico assumem papel cada vez mais importante no diabetes, uma vez que o desenvolvimento e a progressão de complicações micro e macrovasculares estão associados à glicemia.

Com relação aos exames que avaliam a glicose e a Diabetes podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) O intervalo de referência para a glicemia de jejum é geralmente entre 70 a 100mg/dL. As duas anormalidades básicas que podem ocorrer com o nível sérico de glicose são a hiperglicemia, quase sempre associada ao diabetes melito e a hipoglicemia, em decorrência de causas iatrogênicas (overdose de insulina no paciente diabético) ou de outras causas subjacentes (p. ex., hipoglicemia reacional decorrente da “hipersensibilidade” à insulina, insulinoma etc.).

    b) Para diagnosticar hiperglicemia é vital determinar se o paciente apresenta: glicemia de jejum superior ou igual a 126 mg/dL, ou glicemia superior ou igual a 200mg/dL e sintomas clássicos de diabetes, ou glicemia superior ou igual a 200mg/dL, duas horas após carga durante um teste oral de tolerância à glicose. Qualquer um dos achados acima é diagnóstico, se puder ser confirmado com a repetição do exame no dia posterior.

    c) Glicemias elevadas também causam glicosilação da hemoglobina. O nível de hemoglobina glicosilada muda lentamente ao longo do tempo e, por essa razão, constitui um indicador estável e confiável da glicemia em um período de 2 a 3 meses.

    d) No teste de tolerância à glicose, são acompanhados os níveis de glicose no sangue e na urina de um paciente após administração de uma quantidade bem definida de glicose, via oral, depois de jejum noturno de 12 horas. Normalmente, a glicemia aumenta e, em seguida, cai em aproximadamente duas horas. Entretanto, quando a glicemia permanece elevada, o diagnóstico de diabetes melito pode ser feito. Quando houver suspeita de hipoglicemia, é aconselhável submeter o paciente a um teste de tolerância à glicose de 5 horas, porque o “declive” hipoglicêmico é comumente observado somente após 3 horas. CORRETO!

  • letra c- O teste de detecção de Ghb não seria no período de 2 a 4 meses?