SóProvas


ID
3858841
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere os incisos descritos abaixo.

I. São considerados profissionais de propaganda somente os componentes, empregados e colaboradores das entidades mencionadas nos artigos 2, 3, 4, 5 e 6 destas definições, e cuja função seja exercida no setor de propaganda da entidade.

II. O anunciante, também chamado cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

III. Agência de Propaganda é a firma organizada para exercer as funções definidas pela ABAP e que realiza a propaganda para o cliente e promove negócios para os veículos de propaganda, que a reconhecem como tal e a ela pagam comissão.

IV. Corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina e à hierarquia do veículo.

V. Publicidade remunerada pode ser ou não propaganda.

A Associação dos Profissionais de Propaganda lançou a primeira revisão do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda desde quando ele foi aprovado pelo congresso da categoria, em 1957. O regulamento complementar o Código de Ética, apresentado ao mercado publicitário durante evento na sede da APP, em São Paulo, em 2014 trouxe atualizações e algumas regras éticas que cercam o mercado. Sobre seu tópico que trata das “Definições”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949. Tem como objetivos defender e divulgar os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Presente em todos os Estados do País, é a maior organização do setor na América Latina.

    Já a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) iniciou suas atividades em 29 de setembro de 1937. Congrega profissionais dos mais variados segmentos da Propaganda e do Marketing, participando ativamente do desenvolvimento sócio-econômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços.

    Em maio de 2014, a APP revisou o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda para atender às exigências atuais do setor, como consequência da revolução nos meios e formas de comunicação social, sem prejudicar o acatamento aos princípios do Código oficial.

    Vamos analisar as assertivas de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda:

    I. Certo. São considerados profissionais de propaganda somente os componentes, empregados e colaboradores das entidades mencionadas nos artigos 2, 3, 4, 5 e 6 destas definições, e cuja função seja exercida no setor de propaganda da entidade. Nestes estão inclusos os anunciantes, agências de propaganda, veículos de propaganda, representantes de veículos e corretores.

    II. Certo. O anunciante, também chamado cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

    III. Certo. Agência de Propaganda é a firma organizada para exercer as funções definidas pela ABAP e que realiza a propaganda para o cliente e promove negócios para os veículos de propaganda, que a reconhecem como tal e a ela pagam comissão.

    IV. Certo. Corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina e à hierarquia do veículo.

    V. Certo. Publicidade remunerada pode ser ou não propaganda.

    Concluímos que as assertivas I, II, III, IV e V estão corretas. Podemos concluir, portanto, que a alternativa correta é a A. O gabarito da banca, no entanto, colocou como certa a alternativa B, provavelmente devido a algum erro de digitação.


    Gabarito do professor: Alternativa A.
    Gabarito da banca: Alternativa B


    Bibliografia:

    - Código de Ética dos Profissionais de Propaganda. Data: 14/04/2014. Disponível em https://appbrasil.org.br/servicos-e-manuais/codigo.... Acesso em Março de 2021.

    - ABAP – Entidade. Disponível em http://www.abap.com.br/institucional-entidade.cfm. Acesso em Março de 2021.
  • Gabarito da banca: B

    Gabarito do professor: A

    A banca deve ter se equivocado na digitação do gabarito. Essa questão é passível de recurso!