A) Correto. Em todas as estruturas de mercado, a maximização do lucro ocorre quando a receita marginal é igual ao custo marginal. Especificamente para a concorrência perfeita, o preço do produto é igual a receita marginal, logo o preço é igual ao custo marginal.
B) Na concorrência perfeita os produtos são homogêneos.
C) Como há uma única empresa no mercado monopolista, a curva de demanda da empresa é igual a curva de mercado.
D) Errado, no oligopólio há um número de restrito de empresas atuando no mercado, que atuam juntos para impedir a entrada de novos concorrentes.
E) Na verdade é o contrário. No modelo de Bertrand as empresas concorrem através do preço.
Tema de estruturas de mercado dentro da microeconomia.
Vamos elucidar as alternativas:
A) CERTA. Em todas as estruturas de mercado, a firma irá maximizar seu lucro quando igualar receita marginal e custo marginal. Porém, na concorrência perfeita especificamente preço e receita marginal assumem o mesmo valor e se confundem, logo tem-se preço = receita marginal = custo marginal (P = Rmg = Cmg).
B) ERRADA. Na concorrência perfeita, os produtos são, necessariamente, homogêneos.
C) ERRADA. De modo algum, o monopolista tem como curva de demanda exatamente a demanda de mercado, afinal ele é o único produtor. É na concorrência perfeita que a curva de demanda da empresa é uma linha horizontal, diferente da demanda de mercado que é negativamente inclinada.
D) ERRADA. Existem sim, assim como no monopólio, o que dificulta ou impede a entrada de novas empresas e a consequente competição. Na concorrência perfeita é que não existem barreiras à entrada.
E) ERRADA. No modelo de Bertrand a competição é via preços, competição via quantidades é no modelo de Cournot. Dica para lembrar é associar o B de Bertrand a P de preços e o C de Cournot a Q de quantidades, letras parecidas (B-P e C-Q).
Gabarito do Professor: Letra A.