SóProvas


ID
3858991
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para intervir no mercado de divisas, o governo precisa ter clara qual deve ser a taxa de câmbio mais adequada à sua política econômica. Para isso, um dos critérios mais utilizados com o intuito de definir esse valor é o da paridade do poder de compra (PPC) da moeda. A respeito da PPC, analise as afirmativas abaixo.

I. A paridade do poder de compra da moeda (PPC) é um conceito baseado na Lei do Preço Único.
II. Segundo a PPC, em um mercado integrado, as mercadorias não apresentam um só preço, ou seja, um mesmo bem pode ser vendido a dois ou mais preços diferentes.
III. A Lei do Preço Único é válida no comércio internacional, desde que haja barreiras ao comércio.
IV. A PPC pode ser representada da seguinte forma: P = q x E x P∗, onde P e P∗ são índices de preços doméstico e externo; E é a taxa de câmbio; e q é a taxa de paridade real.
V. A taxa de paridade real permite determinar a variação ocorrida na taxa de câmbio real e medida da desvalorização necessária.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Erradas:

    II. Segundo a PPC, em um mercado integrado, as mercadorias não apresentam um só preço, ou seja, um mesmo bem pode ser vendido a dois ou mais preços diferentes.

    III. A Lei do Preço Único é válida no comércio internacional, desde que haja barreiras ao comércio.

    A Lei do Preço Único é um princípio que envolve este equilíbrio. Assim sendo, de acordo com o preceito, se levar em consideração um mercado totalmente livre entre os países (resposta item III), o preço das mercadorias idênticas devem ser o mesmo. (resposta item II)

    Disponível em: <https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/economia_o-que-e-paridade-do-poder-de-compra/>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Tema de Economia Internacional, tratando do tema da taxa de câmbio e do conceito de PPC (Paridade do Poder de Compra).

    Vamos analisar as afirmativas:

    I - CORRETA: A Lei do Preço Único diz que bens idênticos de diferentes países devem ter o mesmo preço quando seus preços são expressos na mesma moeda - aplica-se a bens individuais. A PPC é uma aplicação da Lei do Preço Único para todos os bens de diferentes países.

    II - INCORRETA: O item I, que foi considerado correto, deixa claro que essa afirmação é incorreta. Em um mercado integrado, o conceito de PPC diz que as mercadorias terão um único preço.

    III - INCORRETA: Um pressuposto para a validade da Lei do Preço Único é, justamente, a inexistência de barreiras ao comércio, ou seja, livre comércio entre os países, o mercado mundial tem que ser integrado.

    IV - CORRETA: Essa é a fórmula correta, q também pode ser denominado, simplesmente, como taxa de câmbio real.

    V - CORRETA: Como vimos no item anterior, está correta. A PPC concebe que diferenças nos níveis de preços entre os países serão ajustadas pela taxa de câmbio nominal com valorizações ou desvalorizações da moeda doméstica.

    Portanto, temos as afirmativas I, IV e V como corretas.


    Gabarito do Professor: Letra A.