SóProvas


ID
3862867
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise o seguinte trecho do documento “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde”, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que trata da reforma sanitária.

“A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da ______________ das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais. Nessa direção, ressalta-se a concepção __________________________ , considerada como melhores condições de vida e de trabalho, ou seja, com ênfase nos determinantes sociais; a nova organização do sistema de saúde por meio da construção do SUS, em consonância com os princípios da intersetorialidade, integralidade, descentralização, universalização, participação social e redefinição dos papéis institucionais das unidades políticas (União, Estado, municípios, territórios) na prestação dos serviços de saúde; e efetivo financiamento do Estado”. (CFESS, 2010).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Alternativas
Comentários
  • Universalização e ampliada saúde

  • O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. ... As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • COMENTÁRIOS

    Lembre-se que ora a saúde era só privativa, ora só nas Santas Casas, oras só tais trabalhadores etc. Ou seja, qual o problema nisso? O acesso! Logo, busca-se a UNIVERSALIDADE. Somado a isso, todos os níveis são importantes e desejados, o que condiz com uma visão ampliada de saúde.

    RESPOSTA: D.

  • (...) A principal proposta da Reforma Sanitária é a defesa da universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais. Nessa direção, ressalta-se a concepção ampliada de saúde, considerada como melhores condições de vida e de trabalho, ou seja, com ênfase nos determinantes sociais; a nova organização do sistema de saúde por meio da construção do SUS, em consonância com os princípios da intersetorialidade, integralidade, descentralização, universalização, participação social e redefinição dos papéis institucionais das unidades políticas (União, Estado, municípios, territórios) na prestação dos serviços de saúde; e efetivo financiamento do Estado.  (pag. 19)

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf