Caixa coletora: para onde é enviado o esgoto quando precisa de bombeamento para encaminhar a rede de esgoto ou a fossa séptica. Ela deve ser: impermeabilizada, provida com dispositivo para inspeção, limpeza e ventilação e deve possuir rampa hermética.
Caixa sifonada: caixa que possui desconector. Recebe esgoto do ramal de descarga e encaminha para o ramal de esgoto. Serve de desconector para outros aparelhos.
Caixa de passagem: realiza ligações de tubulações do subsistema de esgoto.
Caixa de inspeção: permitir a realização de manutenções da instalação de esgoto. Tem tampa removível. Permite inspeção, limpeza e desobstrução de instalações. Permite realziar junções, mudança de declividade e de direção das tubulações.
Caixa de gordura: caixa utilizada para realizar a retenção de gorduras, graxas e óleos presentes no esgoto. Esses materiais oleosos normalmente possuem densidade menor do que da água, acumulando-se na parte superior da caixa de gordura, devendo ser removidos periodicamente.
Estratégia
Definições da 8160/99:
Caixa sifonada - é a caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.
Caixa de inspeção - é a caixa destinada a permitir limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.
Caixa de gordura - é a caixa destinada a reter, na sua parte superior, as graxas e os óleos contidos no esgoto
- - - - - - - -
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.
@ocivilengenheiro