Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro e faleceu no ano de 1908. Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e tem papel fundamental na literatura brasileira. Foi também jornalista, crítico, cronista, dramaturgo e poeta. A sua primeira fase está relacionada ao Romantismo e em sua segunda fase está relacionado ao Realismo.
Sua trilogia mais importante é composta pelos livros Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas que são marcados pela ironia e pelo pessimismo.
Para responder esta questão é preciso ter conhecimento sobre literatura brasileira. O Livro a qual se refere a questão está em uma das alternativas.
A) INCORRETA – O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas foi lançado no ano de 1881 e inaugura uma nova perspectiva na literatura brasileira, uma vez que quem o narrador do livro conta a sua vida depois de morto.
B) CORRETA – O Livro Dom Casmurro foi lançado no ano de 1889. O narrador da história é Bento Santiago que conta as histórias da sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Ele conta a sua juventude, sua vida de seminarista, sua vida com Capitu e os ciúmes que esse relacionamento lhe traz.
C) INCORRETA – O livro O Triste fim de Policarpo Quaresma foi lançado no ano de 1911 e seu autor foi Lima Barreto. O livro narra a trajetória de Policarpo Quaresma que é um patriota causador de estranhamento pelos ideais pela consolidação da identidade nacional.
D) INCORRETA – O livro Quincas Borba foi escrito por Machado de Assis e lançado no ano de 1891. Após a morte de Quicas Borba narrada em Memórias Póstumas de Brás Cubas, a fortuna dele vai para seu amigo, o Professor Rubião. A trama de Quincas Borba gira em torno das relações sociais na qual Rubião terá depois da sua mudança para o Rio de Janeiro.
Gabarito do Professor: Letra B.
a) Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis.
b) Dom Casmurro - Machado de Assis.
c) Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto.
d) Quincas Borba - Machado de Assis.
Pelo enunciado da questão, ficou fácil identificar a obra literária, principalmente por tratar da famosa personagem, Capitu, a qual hoje ainda reverbera nas discussões literárias sua traição ou não a Bentinho.