SóProvas


ID
3865720
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A simples detecção de presença de estruturas de um parasita (exemplo: fungo, bactéria) em exames de microscopia ótica, a partir de tecidos de uma planta com sintomas morfológicos de um determinado distúrbio, não garante que seja ele o agente causal. Para a fitopatologia a associação de qualquer agente a uma doença somente será aceita, de forma cabal, se forem cumpridas as seguintes etapas: 1) Associação constante sintoma e sinal; 2) Isolamento do organismo observado em cultura pura; 3) Inoculação de cultura pura do organismo observado em hospedeiro suscetível e sadio; e 4) Reisolamento do organismo inoculado em cultura pura. Essas regras de patogenicidade são também denominadas de Postulados de:

Alternativas
Comentários
  • Postulados de Koch

    1. Associação constante patógeno-hospedeiro: um determinado microrganismo deve estar presente em todas as plantas de uma mesma espécie que apresentam o mesmo sintoma. Em outras palavras, deve-se poder associar sempre um determinado sintoma a um patógeno particular.

    2. Isolamento do patógeno: o organismo associado aos sintomas deve ser isolado da planta doente e multiplicado artificialmente.

    3. Inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas: a cultura pura do patógeno, obtida anteriormente, deve ser inoculada em plantas sadias da mesma espécie que apresentou os sintomas inicias da doença e provocar a mesma sintomatologia observada anteriormente.

    4. Reisolamento do patógeno: o mesmo organismo deve ser isolado das plantas submetidas à inoculação artificial.

    Se todas as etapas acima forem cumpridas, o organismo isolado pode ser considerado como o agente patogênico, responsável pelos sintomas observados.