SóProvas


ID
3868789
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O precário conhecimento da existência dessas comunidades se dá, quando muito, através do contato direto estabelecido durante o carnaval, já que aquela região – das terras Potiguara - é um dos locais mais procurados do litoral paraibano para se festejar a folia de Momo. Contudo, quando os turistas percebem que aqueles supostos índios, que acabaram de lhes ser “apresentados”, usam relógios, moram em casas de alvenaria, falam português, praticam surfe e possuem outros utensílios que não se encaixam no estereótipo de índio criado pela sociedade nacional, logo se questionam se são mesmo índios “verdadeiros”.
(PEREIRA, João Paulo Costa Rolim. Os indígenas na primeira história da Paraíba: um estudo sobre a História da Província da Parahyba. Dissertação (Mestrado) – UFPB/CCHLA. João Pessoa, 2012. P. 01)

Em relação à população indígena do Estado da Paraíba, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A língua falada por eles era o tupi-guarani, utilizado também pelos colonos na comunicação com os índios.

    1– Os Cariris

    2 – Os Tupis

    Os Tupis habitavam a zona mais próxima ao litoral e estavam divididos em Potiguaras e Tabajaras.

    a) Tabajaras

    b) Potiguaras:

    A principal atividade desses índios é a pesca e em menor escala, a agricultura.

    leia:

    http://historiadaparaiba.blogspot.com/2007/12/os-ndios-da-paraba.html

  • LETRA C

    Na Paraíba haviam duas raças de índios, os Tupis e os Cariris. Os tupis se dividiam em Tabajaras e Potiguaras. Na época da fundação da Paraíba, os Tabajaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. Eles eram pacíficos e ocupavam o litoral, onde fundaram as aldeias de Alhandra e taquara. Já os Potiguaras eram mais numerosos que os Tabajaras e ocupavam uma pequena região entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Os índios Cariris se encontravam em maior número que os Tupis e ocupavam uma área que se estendia desde o Planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.