A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é um dos parâmetros do exame de sangue que mede tamanho e a coloração da hemoglobina dentro da célula sanguínea, que também pode ser chamada de hemoglobina globular média (HGM).
Possíveis alterações da HCM:
Dessa forma, as possíveis alterações no resultado desse exame são:
HCM alta:
Quando os valores estão acima de 33 picogramas no adulto, isso indica anemia hipercrômica, alterações da tireóide ou alcoolismo.
As causas da HCM alta se devem ao aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos são maiores que o desejado, levando ao surgimento de anemia megaloblástica causada pela falta de vitamina B12 e ácido fólico.
HCM baixa:
Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, isso indica anemia hipocrômica que pode ser causada por anemia ferropriva, devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.
Quando a HCM está baixa isso indica que os glóbulos vermelhos são menores que o normal e como as próprias células são pequenas, o valor médio da hemoglobina é baixo.
Valores de referência da HCM e da CHCM:
Os valores normais da hemoglobina corpuscular média em picogramas por glóbulo vermelho, são:
Os valores da Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) variam entre 32 e 36%. Esses valores indicam a coloração que a célula sanguínea tem, por isso quando os valores estão baixos, o centro da célula fica esbranquiçado e quando os valores estão aumentados, a célula fica mais escura que o normal.
Fonte: www.tuasaude.com/hcm-hemoglobina-corpuscular-media
Responder: B