SóProvas


ID
3871336
Banca
FAURGS
Órgão
UFCSPA - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre ferramentas e interoperacionalidade de sistemas operacionais GNU/Linux e Microsoft Windows.

I - Uma máquina GNU/Linux executando o SAMBA cria para a rede a ilusão de que é uma máquina com sistema Windows e, assim, pode compartilhar tanto suas pastas como impressoras e mesmo participar de domínios Active Directory.
II - O CUPS, devidamente instalado e configurado em uma máquina GNU/Linux, a transforma em um servidor de impressão que pode atender tanto máquinas clientes GNU/Linux como máquinas clientes Windows.
III - CIFS é um protocolo que possibilita o compartilhamento de arquivos e está disponível para várias plataformas de sistemas operacionais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    O SMB/CIFS?O SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) é um protocolo de redes cujo o uso mais comum como foi dito anteriormente é o compartilhamento de arquivos em uma LAN. Este protocolo permite que o cliente manipule arquivos como se estes estivessem em sua máquina local. Operações como leitura, escrita, criação, apagamento e renomeação são suportadas, sendo a única diferença de que os arquivos manipulados não estão no computador local e sim em um servidor remoto.

    O protocolo SMB/CIFS funciona enviando pacotes do cliente para o servidor. Cada pacote é tipicamente baseado em uma requisição de algum tipo, como a abertura ou leitura de um arquivo. O servidor então recebe este pacote checa-o para ver se a requisição é válida, ou seja, verifica se o cliente possui as permissões apropriadas para efetuar a requisição e finalmente executa a requisição e retorna um pacote de resposta ao cliente. O cliente então analisa o pacote de resposta para determinar se a requisição inicial foi completada com sucessp

    Onde é encontradoO protocolo SMB/CIFS é extremamente utilizado pelos sistemas operacionais Microsoft Windows. O Windows para Workgroups foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a utilizar o SMB/CIFS e cada sistema operacional da Microsoft desde então passaram a possuir a capacidade de funcionar como um servidor ou cliente de SMB/CIFS. Os sistemas operacionais da Microsoft utilizam o SMB/CIFS para operações com arquivos remotas (tipicamente o mapeamento de drives de rede), navegação (via o Ambiente de Rede, autenticação (NT e Windows 2000) e serviços de impressão remotos. É razoável então dizer que o núcleo de rede nativo da Microsoft seja baseado nos serviços do SMB/CIFS.

    Devido a grande entrada de produtos Microsoft tanto nas grandes corporações como nos usuários particulares o protocolo SMB/CIFS é encontrado praticamente em todos os lugares. A maioria dos sistemas Unix-Like possuem uma implementação de cliente/servidor do SMB/CIFS via Samba. Computadores Apple também possuem seus clientes/servidores SMB/CIFS, o que faz com que o protocolo SMB/CIFS seja o protocolo mais comum para o compartilhamento de arquivos disponível.

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/samba/smbcifs.htm